Quem compra um veículo apenas olhando seu preço inicial pode se colocar em situações complicadas depois. Isso porque, para ter um automóvel com bom funcionamento, é preciso ter alguns cuidados. Portanto, é interessante verificar quais são os carros que costumam ter a manutenção mais barata.
Esse é um gasto com o qual você terá que arcar regularmente, fazendo a revisão a cada 10 mil quilômetros rodados. Dependendo do modelo adquirido, você terá que despender de mais dinheiro do que estava preparado. Além disso, ainda há os custos anuais de licenciamento e IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor).
Quais carros que têm a manutenção mais barata?
Para avaliar os custos com automóveis, foi criado o Índice de Manutenção Veicular (IMV). Esse ranking mostra quais são os carros que geralmente têm a manutenção mais barata, considerando os componentes de rodagem e os de segurança. Veja 15 veículos que possuem custos mais acessíveis:
- UP! 1.0 – Volkswagen;
- T-Cross – Volkswagen;
- Sandero – Renault;
- Etios Sedan – Toyota;
- Novo C3 Hatch – Citröen;
- Prisma Joy – Chevrolet;
- Cobalt (Facelift);
- New QQ – Chery;
- Novo Celler Sedan – Chery;
- New Fiesta – Ford;
- 208 – Peugeot;
- Grand Siena – Fiat;
- Novo Uno – Fiat;
- Renegade – Jeep;
- Novo March (Facelift) – Nissan.
O levantamento dá pontuações de 10 a 60 pontos e quanto menor for o IMV, mais baixo é o gasto necessário com a manutenção do carro. Vale ressaltar que o ranking verifica apenas a revisão nas concessionárias, que têm um preço mais alto quando comparado com mecânicos. No entanto, elas possuem vantagens como acesso a peças originais.
O que pesquisar na hora de comprar um carro?
Na hora de comprar um veículo, o condutor deve avaliar os prós e contras de fechar aquele negócio. É ideal fazer um planejamento financeiro considerando todas as variáveis. Esse carro:
- Consome muito combustível?
- Demanda manutenção e/ou quebra com muita frequência?
- Tem o IPVA alto ou mais acessível?
- Tem um seguro que eu consigo pagar?
Alguns fatores influenciam no valor da revisão, como ano e origem de fabricação, montadora e disponibilidade de peças. Você pode ter dificuldade de encontrar peças para alguns modelos mais velhos ou que saíram de linha, por exemplo. O ideal é levar o carro para que um especialista possa avaliar antes da compra.
Já no caso de automóveis 0km, é interessante verificar o modelo, quais as vantagens que a marca oferece no pós-venda, se as peças são mais caras e se há pacotes de revisão. Algumas concessionárias possuem planos de garantia ou manutenção para os carros novos que você já paga junto com o financiamento.
Dentro do prazo de garantia, as revisões são obrigatórias e incluem serviços básicos como troca de filtros e óleos. Contudo, troca de peças desgastadas, como discos de freio e kit de embreagem podem gerar gastos adicionais.