Confira 15 carros que deixarão de pagar IPVA a partir de 2023

Imposto é cobrado de maneira diferente em cada estado. Modelos selecionados seguem regras de cada unidade da federação. Confira.

O Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), é um tributo cobrado por cada estado. Sua arrecadação é destinada a manter a infraestrutura das estradas, vias e ciclovias, além de repasses gerais, destinados às áreas da saúde e educação.

Entretanto, de acordo com a legislação de cada estado, alguns carros deixarão de pagar o IPVA já a partir de 2023. A isenção depende de alguns aspectos fundamentais, que são estipulados pela lei de cada unidade (a depender da cidade em que o veículo seja licenciado).

Os estados do Brasil também definiram um cronograma com os modelos de veículos e o tempo necessário (em anos) para que o carro deixasse de pagar IPVA. Para 2023, alguns carros já deixam de pagar o IPVA.

Isenção de veículos por estado

De acordo com o ano de fabricação, alguns carros deixam de pagar o IPVA, tornando-se isentos deste imposto. Entretanto, a idade de cada veículo varia de acordo com o estado do país. Confira:

  • 10 anos – Rio Grande do Norte, Roraima e Goiás;
  • 15 anos – Bahia, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Ceará, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pará, Piauí, Sergipe, Rondônia e Tocantins;
  • 18 anos – Mato Grosso;
  • Carros fabricados até 31 de dezembro de 2000 – Alagoas;
  • 20 anos – São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Acre e Mato Grosso do Sul;
  • Veículos fabricados até 1985 – Santa Catarina;
  • Redução Progressiva – Pernambuco e Minas Gerais.

15 carros que não vão pagar o IPVA a partir de 2023

Em estados como Goiás, Roraima e Rio Grande do Norte, veículos com 10 anos de fabricação estão isentos de pagar o IPVA a partir de 2023. Em outros estados, como Bahia e Amazonas, carros com 15 anos de fabricação ficam isentos de pagar o IPVA já em 2023.

Nesse sentido, vale dizer que o modelo é escolhido totalmente em acordo com a legislação vigente em cada estado do Brasil. Assim, diferentemente dos já acima citados, alguns outros estados definiram a isenção para carros com 18 anos de fabricação, como o Mato Grosso. Já em São Paulo, a isenção funciona para carros com 20 anos.

Confira a seguir a lista com 15 carros que não vão pagar o IPVA a partir de 2023.

Carros com 10 anos de fabricação

  1. Chevrolet Prisma 2013;
  2. Hyundai HB20S 2013;
  3. Ford Fiesta 2013;
  4. Audi A3 2013;
  5. Volkswagen Saveiro 2013.

Carros com 15 anos de fabricação

  1. Ford Focus 2008;
  2. Honda Fit 2008;
  3. Volkswagen Gol 2008;
  4. Ford Ka 2008;
  5. Fiat Palio Weekend 2008.

Carros com 20 anos de fabricação

  1. Chevrolet Montana 2003;
  2. 1Citroën C3 2003;
  3. Fiat Doblò Adventure 2003;
  4. Ford EcoSport 2003;
  5. Volkswagen Fox 2003.

A lista aqui apresentada é meramente ilustrativa. Cada estado definiu ao certo os modelos isentos do pagamento do IPVA em 2023. Para maiores informações, o interessado deve entrar no site da Secretaria de Fazenda ou Detran de sua unidade da federação.

Pagamento do IPVA 2023

O pagamento do IPVA geralmente é feito por parcelas e cada vencimento traz um final de placa específico para o pagamento do tributo. Assim, as regras de pagamento do imposto podem variar a depender do estado.

Nesse sentido, para acompanhar o calendário de pagamento, saber quanto deve pagar de imposto e outras informações, é necessário acessar o site da Secretaria da Fazenda local ou o aplicativo para dispositivos móveis.

Inadimplências no pagamento do IPVA podem gerar multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias de inadimplência na quitação do tributo, o percentual da multa fixa em 20% do valor do imposto.

Para consultas relativas ao IPVA, tenha sempre em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) de seu carro. Em estados como São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais, basta acessar o site do Detran correspondente.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.