O Ministério da Defesa divulgou o edital IE/EA EAGS 2023 referente ao exame de admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica para o ano de 2023. O objetivo do processo seletivo Aeronáutica é preencher um total de 237 vagas, sendo 190 vagas de ampla concorrência e 47 vagas reservadas para candidatos negros.
- Salário mínimo 2022 já está valendo; veja o valor definido pelo governo
- Auxílio permanente de R$ 1.200 é aprovado na Câmara dos Deputados
O prazo de validade dessa seleção se encerra em cinco dias corridos, a contar da data subsequente à realização da matrícula. Continue lendo a matéria para conferir todos os detalhes do certame.
Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS)
Os candidatos que forem aprovados em todas as etapas dessa seleção irão realizar o EAGS (Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica), que terá duração de um ano e será realizado em regime de internato militar no município de Guaratinguetá – SP.
Enquanto estiver realizando o estágio, o aluno é considerado Praça Especial, sendo militar da ativa. Ao concluir o curso, o aluno será graduado a Terceiro-Sargento, podendo ser lotado em alguma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), em todo o território nacional.
Vagas do processo seletivo Aeronáutica
As 237 vagas ofertadas pelo processo seletivo Aeronáutica estão distribuídas entre as seguintes especialidades:
- Eletrônica: 40 vagas;
- Administração: 60 vagas;
- Enfermagem: 42 vagas;
- Eletricidade: 20 vagas;
- Informática: 38 vagas;
- Laboratório: 8 vagas;
- Música Clarinetas: Soprano Baixo: 1 vaga;
- Música Trompa: 1 vaga;
- Música Trombones: Tenor – Baixo: 1 vaga;
- Música Caixa Clara – Bateria – Bombo/Pratos: 1 vaga;
- Obras: 12 vagas;
- Pavimentação: 4 vagas;
- Radiologia: 5 vagas;
- Topografia: 4 vagas.
Quais são os requisitos para concorrer às vagas?
Para concorrer às vagas da seleção Aeronáutica, é necessário possuir o ensino médio e curso técnico nas especialidades mencionadas, exceto no caso da especialidade de música, onde não é exigido o curso técnico.
Além disso, o candidato deverá possuir pelo menos 17 anos e não ter completado 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2022.
Inscrições no processo seletivo Aeronáutica (EEAR)
As inscrições serão realizadas entre os dias 10 de janeiro e 03 de fevereiro de 2022, pelo site da Divisão de Admissão e Seleção da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR).
O valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00 e poderá ser solicitada a isenção dessa taxa pelo candidato que comprovar:
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal e ser membro de família de baixa renda, nos termos da legislação vigente; ou
- Ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Como será a avaliação dos candidatos?
Os candidatos serão avaliados por meio de prova escrita, etapas de caráter eliminatório e classificatório, prevista para ser realizada na data provável de 24 de abril de 2022.
Essa primeira etapa será realizada nos seguintes municípios: Belém – PA, Alcântara/São Luís – MA, Recife – PE, Natal – RN, Rio de Janeiro – RJ, Belo Horizonte – MG, São Paulo – SP, São José dos Campos – SP, Campo Grande – MS, Canoas – RS, Santa Maria – RS, Curitiba – PR, Brasília – DF, Manaus – AM, Porto Velho – RO e Boa Vista – RR.
A prova escrita será composta por conteúdos de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos, que variam conforme cada uma das especialidades ofertadas.
As demais etapas do processo seletivo possuem caráter eliminatório. São elas:
- INSPSAU – Inspeção de Saúde: perícia médica que irá avaliar as condições psicofísicas do candidato, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológico;
- EAP – Exame de Aptidão Psicológica: etapa na qual serão avaliadas as condições comportamentais e de personalidade dos candidatos;
- TACF – Teste de Avaliação do Condicionamento Físico: serão realizados os testes de flexão e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo, flexão do tronco sobre as coxas, salto horizontal e corrida de 12 minutos;
- PPE – Prova Prática da Especialidade: será elaborada por uma banca examinadora constituída por profissionais com experiência na área. O objetivo é avaliar as habilidades necessárias ao desempenho das funções;
- PHC – Procedimento de Heteroidentificação Complementar: é feita a verificação dos candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos para concorrer às vagas reservadas;
- Validação Documental: será feita análise e conferência da documentação prevista para matrícula no estágio.
Processo seletivo Aeronáutica: demais informações
Caso tenha ficado com dúvidas, entre em contato com a EEAR, organização militar responsável pelo exame. Os telefones estão informados no edital do processo seletivo, publicado no site da Aeronáutica.