O concurso PM SE (Polícia Militar do Estado de Sergipe) está cada vez mais perto de se tornar realidade. Isso porque o governo estadual autorizou o lançamento de um novo edital, com o objetivo de recompor o quadro de servidores efetivos. A liberação foi divulgada no Diário Oficial de Sergipe (DO SE) do dia 19 de agosto.
O certame vem sendo amplamente aguardado desde o início deste ano, após o perfil social do comandante-geral da Polícia Militar do estado, Alexsandro Ribeiro, informar que estavam acontecendo reuniões para alinhamento de "alguns detalhes para a edição do próximo concurso".
Agora, o concurso PM SE já está confirmado e tem até previsão de lançamento dada pelo próprio Ribeiro. Confira a seguir o que já se sabe sobre a seleção e o que esperar dela.
Situação atual do concurso PM SE
O governador Fábio Mitidieri assinou documento autorizando um novo edital da Polícia Militar de Sergipe com 335 vagas, publicado no DO SE. Segundo ele, o objetivo é manter a missão do órgão de "preservar a ordem pública, os direitos e garantiras constitucionais e proteger a integridade física e patrimonial dos cidadãos".
Para que isso seja feito, Mitidieri ressalta a necessidade de recompor o quadro de pessoal da PM SE. Isso porque o último certame para efetivos aconteceu no ano de 2018, com oportunidades apenas para Soldados.
Após a liberação da nova seleção, o comandante-geral Alexsandro Ribeiro voltou a se manifestar, dizendo os trâmites para o novo edital já estão em andamento. O trabalho de definição das regras e etapas está sendo feito pela Comissão Organizadora, nomeada em junho de 2024. O próximo passo é a escolha da banca organizadora.
“A publicação do documento representa a autorização oficial do Estado para a realização do concurso público. O projeto base para elaboração do edital está pronto, e seguiremos para a fase de contratação da empresa que realizará o certame. A previsão é para que em setembro aconteça o lançamento oficial do edital que visa a admissão de novos policiais militares”, disse Ribeiro.
Concurso PM SE: cargos autorizados
Conforme dito anteriormente, a autorização é para o preenchimento de 335 vagas, das quais 300 serão para o Quadro de Praças na função de Soldado Policial Militar Combatente. A patente requer nível médio completo. Segundo o certame de 2018, os candidatos ainda devem ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. Esse requisito deverá ser confirmado no novo edital.
As outras 35 vagas concurso PM SE 2024 serão para o Quadro de Oficiais, para profissionais de nível superior completo. Os cargos disponibilizados serão de:
- Policial Militar: 30 vagas;
- Médico Psiquiatra Policial Militar: 1 vaga;
- Médico Endocrinologista Policial Militar: 1 vaga;
- Odontólogo Policial Militar: 2 vagas;
- Médico Veterinário Policial Militar: 1 vaga.
Confira também outros requisitos gerais que podem ser cobrados no novo edital do concurso da Polícia Militar de Sergipe:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado ou de nacionalidade portuguesa;
- Ter altura mínima descalço de 1,65 m, quando do sexo masculino, e de 1,60 m, quando do sexo feminino;
- Ter idade mínima de 18 anos completos, e máxima de 35 anos;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Estar quite com as obrigações militares, se do sexo masculino;
- Encontrar-se em pleno gozo de seus direitos políticos e civis;
- Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidades incompatíveis;
- Estar apto, física e mentalmente; e
- Apresentar declaração negativa de antecedentes criminais de várias esferas judiciais.
Quais serão as etapas do concurso PM SE?
As etapas e provas ainda não foram confirmadas, mas os interessados em concorrer às vagas podem ter uma ideia do que esperar com base no edital de 2018. Na época, o certame contou com:
- Prova objetiva - eliminatória e classificatório, sob responsabilidade da banca organizadora;
- Teste de Aptidão Física (TAF) - eliminatório, sob responsabilidade da banca organizadora;
- Avaliação psicológica - eliminatório, sob responsabilidade da banca organizadora; e
- Pesquisa da conduta social, da reputação e da idoneidade - eliminatória, sob responsabilidade da PM SE.
É provável que, além das avaliações citadas acima, o novo concurso ainda conte com um Curso de Formação para quem for considerado apto em todas as fases.
Detalhes das provas do concurso PM SE 2018
A prova objetiva conteve 90 questões sobre Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Matemática e Informática Básica) e Conhecimentos Gerais (Atualidades, Conhecimentos Gerais do Estado de Sergipe e Noções de Direito).
O TAF foi composto por:
- Barra;
- Abdominal CURL - UP;
- Flexão de braços;
- Corrida de fundo; e
- Natação.
A avaliação psicológica pontuou os seguintes critérios:
- Estabilidade emocional - capacidade de reconhecer as próprias emoções diante de um estímulo, controlando-as de forma que não interfiram em seu comportamento.
- Controle e canalização da agressividade - capacidade do candidato de controlar a manifestação da energia agressiva a fim de que a mesma não surja de forma inadequada.
- Impulsividade - incapacidade para governar as próprias emoções.
- Domínio Psicomotor - habilidade sinestésica por meio da qual o corpo movimenta-se com eficiência.
- Atenção - atenção às atividades profissionais bem como a percepção de elementos ou de riscos.
- Percepção - capacidade de identificar-se e localizar-se em um ambiente, tendo conhecimento da posição de outros pontos ao seu redor.
- Resistência à frustração - capacidade de absorver e lidar objetiva e eficazmente com situações frustrantes.
- Iniciativa - capacidade em empreender e propor novas atitudes e/ou ideias.
- Liderança - expressão de sentimentos de autoconfiança, capacidade de coordenar, liderar, dirigir e influenciar o comportamento de indivíduo e grupos.
- Memória - aptidão para memorizar dados.
- Relacionamento interpessoal - capacidade de relacionar-se de forma construtiva.
- Cooperação - capacidade de compartilhar conhecimentos e informações.
- Flexibilidade de conduta - capacidade de adaptação do indivíduo a situações, pessoas e tarefas.
- Disposição para o trabalho - capacidade para lidar, de maneira produtiva, com tarefas sob sua responsabilidade.