O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul anuncia nova seleção pública simplificada com o objetivo de preencher 544 vagas imediatas. As oportunidades do edital nº 01/2025 do processo seletivo Bombeiros RS são de nível médio.
O processo seletivo simplificado está sob a responsabilidade da organização e execução da banca Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC.
Vagas no processo seletivo Bombeiros RS
O processo seletivo destina-se ao provimento, no Corpo de Bombeiros Militar, de 544 vagas de Soldado Bombeiro Militar Estadual Temporário – SD BMET, divididas em vagas de ampla concorrência e reservadas para pessoas negras, trans e integrantes dos povos indígenas.
Para concorrer a uma das vagas, será preciso atender a uma série de requisitos, como:
- Ter nível médio completo;
- Possuir, até a data da inscrição, idade igual ou inferior a 25 anos.
Aquele que for contratado receberá o subsídio de R$ 4.572,96 e demais vantagens, com jornada de trabalho de 40 horas semanais, exceto no período em que estiver em curso, no qual a jornada será conforme o currículo de ensino e o regimento interno das escolas.
Os contratados ainda terão direito a plano de saúde (IPE-Saúde), benefício por invalidez e pensão militar, diárias de viagem e de gratificação por exercício de serviço extraordinário, quando for o caso, calculadas na forma da lei.
Faça sua inscrição
Os interessados no processo seletivo Bombeiros RS devem se inscrever de maneira online, no período previsto de 4 de setembro até as 17h de 4 de outubro de 2025.
Para isso, será preciso acessar a página da banca organizadora e preencher o formulário com os dados solicitados. O valor cobrado como taxa de inscrição é de R$ 118,79.
Seleção

Preste atenção nas etapas avaliativas para garantir sua vaga temporária no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Foto: montagem/Concursos no Brasil
Inicialmente, os candidatos do processo seletivo Bombeiros RS serão avaliados por meio de exame intelectual, de caráter classificatório e eliminatório, previsto para ser aplicado no dia 23 de novembro de 2025.
As provas objetivas terão, em sua composição, 40 questões, que estarão distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Atualidades, Legislação (Direitos humanos e cidadania) e Legislação Específica.
A etapa de exame de saúde será realizada por uma Junta Policial Militar de Saúde Especial (JPMSE) e possui caráter eliminatório, visando verificar a aptidão física e mental do candidato para o exercício da função.
Para os aprovados nas fases anteriores, a terceira etapa consiste em teste de aptidão física (TAF), composto de duas etapas obrigatórias, de caráter eliminatório.
Por fim, os candidatos serão submetidos ao exame psicológico, composto por testagem coletiva.
Mais informações
O prazo de contratação dos Bombeiros Militares Estaduais Temporários será de dois anos, facultadas renovações bienais, até o limite de oito anos. Outros detalhes podem ser conferidos no edital publicado no site do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul.
Em breve, será possível encontrar o edital no site da banca organizadora Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e
Ciências – FUNDATEC.