Bombeiros RS anuncia editais de processo seletivo com até 600 vagas

Processo seletivo Bombeiros RS vai preencher até 600 vagas para Guarda-vidas Civis Temporários. Confira quem pode participar da seleção.

Foram publicados os editais referentes ao processo seletivo Bombeiros RS, que prevê o preenchimento de até 600 vagas para Guarda-Vidas Civis Temporários. Os profissionais atuarão durante a Operação Verão, que ocorre entre novembro de 2021 e abril de 2022.

continua depois da publicidade

Os selecionados irão trabalhar em praias e balneários espalhados em todo o estado do Rio Grande do Sul, executando atividades de salvamento aquático, sempre supervisionados e sob comando dos bombeiros militares.

Editais do processo seletivo Bombeiros RS anunciam até 600 vagas

Visando preencher todas as vagas ofertadas, foram anunciados dois editais para contratação de Guarda-Vidas.

O edital da capacitação SRS/DRH/DA GVCT nº 01 – 2021/2022 oferta até 200 vagas para novos candidatos.

continua depois da publicidade

Para concorrer, é necessário possuir:

  • Idade entre 18 e 55 anos no momento da inscrição;
  • Altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens;
  • Ter o ensino fundamental completo;
  • Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;
  • Não ter sido desligado de edições anteriores da Operação Verão por motivo disciplinar.

Já o edital da recertificação SRS/DRH/DA GVCT nº 01 – 2021/2022 oferta até 400 vagas para os candidatos já capacitados em Operação Verão Anterior.

Nesse caso, além dos requisitos exigidos para os novos candidatos, é necessário ter concluído o curso de capacitação técnica na Operação Verão 2019/2020 e/ou 2020/2021; ter atuado na Operação Verão 2019/2020 e/ou 2020/2021; e não ter sido desligado a pedido ou por motivo disciplinar.

continua depois da publicidade

A remuneração é de R$ 2.000,00 durante o curso de capacitação ou recertificação técnica, proporcional aos dias de realização do curso.

Após ser contratado, além dos R$ 2.000,00, o profissional terá um adicional de 100% desse valor a título de risco de vida, 30 vales-refeição e auxílio-transporte.

Distribuição das vagas

Capacitação: 200 vagas

  • 25 vagas para águas internas;
  • 150 vagas para águas de mar no litoral norte;
  • 25 vagas para águas de mar no litoral sul.

Recertificação: 400 vagas

  • 25 vagas para águas internas;
  • 310 vagas para águas de mar no litoral norte;
  • 65 vagas para águas de mar no litoral sul.

As vagas ofertadas são para atuação nos seguintes municípios:

continua depois da publicidade
  • Águas de mar abertas: Torres, Tramandaí, Tavares, Arroio do Sal, Cidreira, São José do Norte, Capão da Canoa, Balneário Pinhal, Rio Grande, Xangri-Lá, Palmares do Sul, Santa Vitória do Palmar, Imbé, Mostardas e Chuí;
  • Águas internas abrigadas: Porto Alegre, Nova Palma, Toropi, Tapes, Candiota, Taquara, Restinga Seca, São Pedro do Sul, Barra do Ribeiro, Dom Pedrito, Triunfo, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Cristal, Rosário do Sul, Montenegro, Jaguari, Rio Pardo, Vale Verde, São Jerônimo, Cacequi, Pelotas, São Francisco de Assis, Serafina Correa, Pinhal, Santana do Livramento, São Lourenço, São Vicente do Sul, General Câmara, Cidreira, Manoel Viana, Santa Vitória, Lavras do Sul, Viamão, Santo Antônio da Patrulha, Itaqui, Arroio Grande, Mata, Arambaré, Osório e Cruz Alta.

Como realizar a inscrição

O prazo de inscrição já está aberto e segue até o dia 02 de novembro de 2021. Para tanto, os candidatos deverão acessar o site do Corpo de Bombeiros do RS, selecionar o tipo de contratação (capacitação ou recertificação) e preencher o formulário eletrônico com as informações que serão solicitadas.

Ao se candidatar, o candidato deverá optar pela região que deseja concorrer: litoral norte, litoral sul, água de mar ou água internas, mas fique atento, pois não é possível alterar essa escolha após a homologação das inscrições.

Processo seletivo Bombeiros RS: avaliação dos candidatos

Os candidatos com inscrições homologadas no processo seletivo serão avaliados por meio das seguintes etapas: exame de saúde e mental; exame de aptidão física; capacitação técnica ou recertificação técnica.

Exame de saúde e mental

Nessa etapa será feita a verificação de peso, altura, pressão arterial, frequência cardíaca, além da realização do exame clínico.

No edital o candidato também encontra todos os outros exames que deverão ser apresentados.

Capacitação ou recertificação técnica

Os novos candidatos irão realizar a etapa de capacitação técnica com duração de 200 horas-aula, enquanto que a recertificação técnica terá duração de 50 horas-aula.

Todos os candidatos serão submetidos à prova de suficiências física e técnica e prova de conhecimentos teóricos específicos.

Será considerado aprovado nessa fase o candidato que obtiver média final igual ou superior a 7 pontos.

Teste de aptidão física

Serão dois os testes físicos a serem realizados pelos candidatos:

  • Corrida: correr por 50 metros, em linha reta, carregando um flutuador de salvamento, em até 15 segundos;
  • Natação: o candidato deverá nadar 200 metros, ininterruptamente, sem tocar os pés no chão, no estilo crawl ou similar, em até 5 minutos.

Critérios de avaliação e de desempate

Os candidatos terão suas notas formadas pelo resultado das avaliações e média das provas, somatório de participação em operações verão anteriores (até quatro) e escolaridade (possuir ensino médio ou superior).

Em caso de empate, serão utilizados os seguintes critérios para definição dos selecionados:

  1. Maior número de participações na Operação Verão, de forma ininterrupta, considerando a Operação Verão do ano anterior (recertificados);
  2. Melhor índice técnico na respectiva capacitação;
  3. Maior escolaridade;
  4. Maior idade.

Outros detalhes sobre a seleção

Para saber todas as informações sobre o processo seletivo Bombeiros RS, consulte os respectivos editais publicados no site do Corpo de Bombeiros do RS.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre a seleção, entre em contato com o CBM RS pelo telefone (51) 98557-0014 ou envie um e-mail para acs@cbm.rs.gov.br.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade