Concurso Bombeiros RJ 2021: aprovadas 300 vagas de provimento

Concurso Bombeiros RJ: decreto do governo do Rio de Janeiro permite provimento de vagas na corporação. Preenchimento pode ocorrer via certame.

O governo do Rio de Janeiro autorizou o provimento de 300 vagas para o Corpo de Bombeiro Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ). Portanto, o concurso Bombeiros RJ pode ser realizado em 2021.

continua depois da publicidade

O Decreto n° 47.585, foi publicado e autorizou provimento de vagas em diversas áreas do estado, abrindo a possibilidade dos seguintes concursos:

Por fim, segundo a publicação, “em qualquer hipótese, seja para autorização de concurso público, publicação de edital ou convocação de candidatos já aprovados em certames homologados e válidos, o provimento dos cargos acima relacionados deverá ser precedido de comprovação do atendimento dos requisitos constantes no Decreto Estadual nº 40.719, de 13 de abril de 2007, e Decreto Estadual nº 47.114, de 08 de junho de 2020”.

É possível ler o Decreto n° 47.585 completo no site do Diário Oficial do Rio de Janeiro, na publicação de 26 de abril de 2021, a partir da página 02.

continua depois da publicidade

Concurso Bombeiros RJ: situação atual

Ao longo dos últimos anos, o Corpo de Bombeiro Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou pequenos certames, geralmente com vagas para Oficiais. As seleções com grande quantidade de vagas foram para profissionais temporários. Não há um grande concurso em vigência.

Sendo assim, o CBMERJ possui um déficit que precisa ser preenchido. A autorização do Decreto 47.585 dá à corporação a possibilidade de realizar um novo concurso Bombeiros RJ.

Portanto, após a autorização, será necessário que seja formada uma comissão organizadora do concurso. Em seguida, uma licitação deverá ser feita para que uma banca organizadora realize as etapas do certame.

continua depois da publicidade

Concurso Bombeiros RJ: vagas e remuneração

Segundo o Decreto 47.585, serão 300 vagas para o Curso de Formação de Soldado-Bombeiro Militar do Rio de Janeiro.

Os requisitos e outras detalhes sobre as oportunidades não foram detalhados.

A remuneração dos Soldados do Corpo de Bombeiros gira em torno de R$ 3.218,00. Pode haver atualizações em novos concursos.

Concurso Bombeiros RJ: etapas

O concurso Bombeiros RJ costuma ter as seguintes etapas listadas abaixo:

Atenção! Na edição passada, o curso de capacitação não fez parte do concurso Bombeiros RJ e foi ministrado após a aprovação.

continua depois da publicidade

Concurso Bombeiros RJ: prova objetiva

A prova objetiva geralmente possui valor de 100 pontos e cobra as matérias abaixo:

É possível que novos editais modifiquem a composição das disciplinas.

Concurso Bombeiro RJ: teste de capacidade física

O teste de Capacidade Física costuma ter as seguintes etapas:

  • Abdominal 40 repetições;
  • Corrida de velocidade 100m;
  • Barra: três repetições;
  • Natação 50m;
  • Corrida de meio fundo.

Concurso Bombeiros RJ: exame de saúde

O exame de saúde utiliza de diversos exames de sangue, laboratoriais e de imagem. Geralmente, eles devem ser entregues pelo próprio candidato para comprovar que está apto a desempenhar sua função.

Concurso Bombeiros RJ: exame documental

A pesquisa documental e social tem como objetivo realizar uma investigação sobre a vida pregressa do candidato, procurando obter detalhes sobre sua idoneidade moral e relações com a sociedade.

Concurso Bombeiros RJ anterior

O concurso Bombeiros RJ anterior foi realizado em 2015 e ofereceu 300 vagas e cadastro reserva para o cargo de Soldado Bombeiro Militar Guarda-Vidas.

As oportunidades eram para os municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Volta Redonda, Niterói, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Petrópolis e Nova Friburgo.

A taxa foi de R$ 110,00 e a seleção foi por meio de:

  • Exame Intelectual (prova objetiva);
  • Teste de Capacidade Física;
  • Teste de Habilidade Específica;
  • Exame de Saúde;
  • Exame Documental.

Em 2020 houve um certame menor para a contratação de 25 Oficiais com organização da UERJ e em 2019 também houve outro certame com 80 vagas para Oficial do Corpo de Bombeiros.

Concurso Bombeiros RJ 2021 para temporários

Recentemente, foi divulgada a banca organizadora do concurso Bombeiros RJ 2021 para temporários com 3 mil vagas. A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Funrio) será a responsável por todas as etapas do certame.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade