Concurso Unificado de Pernambuco (CPU-PE) é anunciado com 455 vagas

Concurso Unificado de Pernambuco (CPU-PE) deve ter seu edital publicado ainda em 2025, contemplando nove órgãos estaduais.

O governo do estado de Pernambuco anunciou uma novidade entre os certames locais. A Secretaria de Administração (SAD) vai colocar em prática a primeira edição do Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE).

continua depois da publicidade

A iniciativa que foi divulgada na manhã desta quinta-feira (07/08) tem como objetivo aumentar o acesso às carreiras públicas. A oferta vai superar 450 vagas, que deverão ser distribuídas entre diferentes municípios.

Segundo a governadora Raquel Lyra, o novo formato de seleção também deve garantir mais transparência e otimizar o uso de recursos. Isso porque o certame deverá ser aplicado em 10 municípios, permitindo a participação de mais pessoas.

Leia também

“Essa iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a valorização do serviço público, transparência dos processos seletivos e gestão pensando em todas as regiões do Estado”, afirmou a secretária de Administração Ana Maraíza.

continua depois da publicidade

Situação atual

O CPU-PE é inspirado no Concurso Nacional Unificado (CNU) e deve suprir demandas de diferentes órgãos estatais por meio de uma única prova. O certame já está sendo preparado, e o governo estadual já deu início à contratação de bancas organizadoras.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Lyra afirmou que “muito em breve a gente lança edital. Estamos contratando as bancas de concurso para que você possa ajudar Pernambuco a crescer”. Sendo assim, a expectativa é de que a publicação do edital aconteça ainda neste segundo semestre de 2025.

Assim como no CNU, o Concurso Unificado de Pernambuco vai permitir inscrição em mais de um cargo. Entretanto, os candidatos serão limitados a três escolhas. A ideia é que pessoas do estado inteiro possam participar.

continua depois da publicidade

“Pela primeira vez na história de Pernambuco, nós iremos fazer um Concurso Público Unificado. São 455 vagas em mais de 46 cargos ou especialidades, de nível médio e superior. As provas serão realizadas em dez cidades e os interessados podem concorrer a até três cargos. Isso permite mais transparência e democratização do acesso ao serviço público.”, disse Raquel Lyra.

Quais serão as vagas?

concurso Unificado de Pernambuco, CPU-PE, concurso CPU-PE, concurso público unificado pernambuco

Concurso Unificado de Pernambuco contará com 455 vagas. Foto: montagem / Concursos no Brasil

Ao que tudo indica, a maioria das vagas será voltada para profissionais de nível superior, contemplando carreiras de Analista e Gestor em diversas áreas de atuação. Também haverá oferta para quem tem nível médio completo, em cargo de Assistente.

As 455 vagas previstas já foram distribuídas entre nove órgãos estaduais. Veja quais serão as oportunidades nessa primeira edição do CPU-PE:

continua depois da publicidade

Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE)

  • 50 vagas para Analista de Regulação dos Serviços Públicos Delegados.

Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI)

Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH)

  • 56 vagas para Analista em Gestão Ambiental; e
  • 42 vagas para Assistente em Gestão Ambiental.

Instituto de Pesos e Medidas (IPEM)

  • 3 vagas para Analista de Gestão em Metrologia e Qualidade Industrial; e
  • 36 vagas para Assistente de Gestão em Metrologia e Qualidade Industrial.

Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado (FUNAPE)

  • 11 vagas para Analista em Gestão Previdenciária; e
  • 4 vagas para Analista Jurídico-Previdenciário.

Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE)

  • 29 vagas para Analista de Atendimento e Gestão Socioeducativa (formação em Nutrição, Serviço Social e Pedagogia).

Secretaria de Administração (SAD)

  • 53 vagas para Gestor Governamental – Especialidade Administrativa; e
  • 29 vagas para Gestor Governamental – Especialidade Administrativa com qualificação em Contabilidade;

Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (SEPLAG)

  • 27 vagas para Gestor Governamental – Especialidade Planejamento, Orçamento e Gestão.

Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)

  • 27 vagas para Gestor Governamental – Especialidade Controle Interno.

Como serão as provas?

A governadora Raquel Lyra ainda não deu detalhes de como serão as avaliações. É provável que o Concurso Unificado de Pernambuco conte com provas objetivas e discursivas. O formato das questões, porém, deve depender da banca organizadora.

continua depois da publicidade

A maioria utiliza itens de múltipla escolha, que podem ou não ter diferença de peso nas pontuações. Já o Cebraspe adota questões de “certo ou errado”, com cada acerto valendo um ponto e cada erro anulando um acerto.

A expectativa é de que sejam cobradas disciplinas de conhecimentos básicos, como Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico e Informática. Também deve haver a disciplina de Conhecimentos Específicos que variam de acordo com o cargo.

Local de prova

Apesar de ainda não haver detalhes confirmados de como serão as provas do CPU-PE, já se sabe que serão aplicadas simultaneamente em 10 municípios pernambucanos, incluindo a capital Recife.

As outras nove cidades escolhidas para receber as avaliações são Carpina, Palmares, Caruaru, Arcoverde, Floresta, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Araripina e Petrolina.

Você também pode
gostar
ÓrgãoVagas
Prefeitura de João Alfredo 20
ALEAM 300
MP GO Várias
IFPE 100
MPF Várias
Veja todos » Concursos Abertos

Concursos em sua
cidade