No estado do Pará, está em andamento o processo seletivo SECULT PA nº 01/2022 com a abertura de cinco vagas para profissionais de níveis médio e superior. As oportunidades a serem preenchidas pela Secretaria de Estado de Cultura do Pará são destinadas aos municípios de Cachoeira do Arari-Marajó e Belém.
- Auxílio emergencial 2022: saiba se você ainda receberá novas parcelas
- IPVA 2022: saiba qual é a melhor maneira de pagar o imposto
As vagas ofertadas pelo processo seletivo SECULT PA são temporárias e a contratação será por 12 meses, podendo haver prorrogação por igual período.
Cargos em disputa no processo seletivo SECULT PA
Confira todas as vagas que estão sendo ofertadas na seleção realizada pela Secretaria de Estado de Cultura do Pará:
- Assistente Administrativo: 3 vagas para o município de Cachoeira do Arari – PA. É necessário possuir o ensino médio completo;
- Técnico em Gestão Cultural – Museólogo: 1 vaga para o município de Cachoeira do Arari – PA. É necessário possuir nível superior em Museologia;
- Técnico em Gestão de Informática-Sistema de Informações: 1 vaga para o município de Belém. É necessário possuir nível superior em Sistema de Informação ou Ciência da Computação.
A jornada de trabalho é de seis horas diárias, totalizando 30 horas semanais. A remuneração é de R$ 1.100,00 + benefícios para o cargo de nível médio e de R$ 1.560,76 + benefícios para os cargos de nível superior.
As oportunidades para o cargo de Assistente Administrativo são exclusivas para candidatos residentes e domiciliados no município de Cachoeira do Arari.
Processo seletivo SECULT PA: inscrições
O período de inscrições ocorre entre os dias 09 e 15 de fevereiro de 2022 pelo site do Sistema Integrado de Processo Seletivo Simplificado (SIPROS).
Na ocasião, será necessário fazer o upload de todos os documentos descritos no edital. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
Como os candidatos serão classificados nessa seleção?
Os candidatos serão classificados por meio de análise documental e curricular (prova de títulos) e entrevista individual.
Os critérios estabelecidos para a prova de títulos são os seguintes:
- Formação (para os cargos de nível superior): graduação (2,5 pontos), especialização (3,5 pontos), mestrado (4,5 pontos) e doutorado (6,5 pontos);
- Formação (para os cargos de nível médio): ensino médio (8,5 pontos) e ensino técnico (8,5 pontos).
- Experiência profissional na área em que concorre: 0,3 ponto por ano completo até o máximo de 3 pontos;
- Cursos de capacitação profissional: 1 ponto a cada 40 horas até o limite de 10 pontos.
A entrevista pessoal valerá até 10 pontos e irá analisar o perfil do candidato e suas condutas éticas, morais e sociais. Confira os critérios a serem avaliados na entrevista:
- Habilidade de comunicação;
- Capacidade para trabalhar em equipe;
- Habilidades técnicas e domínio do conteúdo da área de atuação;
- Comprometimento.
Cada uma dessas etapas valerá até 2,5 pontos e o candidato deverá obter a nota mínima de 5 pontos para ser aprovado.
Critérios de desempate
No caso de igualdade na classificação obtida por candidatos, a preferência será dada para aquele que, nesta ordem:
- Tiver idade igual ou superior a 60 anos até o último dia de inscrição, conforme o disposto no Estatuto do Idoso;
- Obtiver a maior pontuação na qualificação profissional;
- Obtiver a maior pontuação na contagem do tempo de experiência profissional na área em que concorre;
- Tiver a maior idade, considerando o dia, mês e ano de nascimento.
Outros detalhes sobre o certame
O prazo de validade do processo seletivo é de dois meses, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério do órgão.
Para saber mais informações sobre o certame, consulte seu edital publicado pelo site do Sistema Integrado de Processo Seletivo Simplificado (SIPROS). Caso tenha dúvidas, utilize o formulário de contato disponível no mesmo link do edital.