No Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Administração e Desburocratização e a Controladoria-Geral do Estado divulgam a abertura do concurso CGE MS para auditores. Podem concorrer a uma das 28 vagas imediatas candidatos com graduação em qualquer área de formação, conforme edital nº 1/2022 – SAD/CGE.
- Concursos policiais: proposta da Câmara proíbe nota de corte na 1ª fase
- 20 milhões encontraram dinheiro esquecido em bancos; veja como consultar
Os profissionais serão inicialmente selecionados por meio da aplicação de provas objetivas, sob responsabilidade do Instituto AOCP. Provas discursivas e de títulos também estão entre as etapas previstas para convocados.
Concurso CGE MS: vagas
Para o cargo intitulado Auditor do Estado, a remuneração inicial referente a uma jornada de 40 horas semanais é de R$ 11.330,00. O pré-requisito para candidatura é formação escolar em nível superior completo, de bacharelado ou licenciatura, devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
As áreas de especialização da prova de conhecimentos específicos estão divididas em quatro grupos, que devem ser escolhidos pelo candidato no momento de inscrição:
- Corregedoria e Correição;
- Fiscalização em Obras Públicas;
- Tecnologia da Informação;
- Auditoria Geral.
Seguindo as legislações estaduais nº 3.594/2008 e 3.181/2006, o certame também reserva cotas de 20% e 3%, respectivamente, para candidatos negros e indígenas, além de 5% para pessoas com deficiência (PcD).
Edital CGE MS: inscrições
Banca organizadora, o Instituto AOCP abre inscrições pelo site a partir das 8 horas de 25 de fevereiro, período que se estende até 15 de março de 2022. Será cobrada taxa única no valor de R$ 175,12.
Concurso CGE MS: etapas
- Prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos inscritos no certame;
- Prova escrita discursiva, também de caráter eliminatório e classificatório, somente para habilitados na fase anterior;
- Exames de saúde, antropométrico e clínico, de caráter eliminatório;
- Prova de títulos (especialização, mestrado e doutorado), de caráter classificatório;
- Investigação social de antecedentes criminais, sociais, familiares e de conduta, de caráter eliminatório.
Concurso CGE MS: provas
Primeira fase do certame, a aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 3 de abril de 2022, com duração máxima de cinco horas, em Campo Grande.
Serão cobradas de todos os candidatos 80 questões de múltipla escolha – metade delas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Administração Pública, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Administração Financeira e Orçamentária.
As 40 questões restantes versarão sobre conhecimentos específicos de uma das quatro áreas pleiteadas, de acordo com o conteúdo programático detalhado no item 7 e no anexo II do edital de abertura:
- Corregedoria e Correição;
- Fiscalização em Obras Públicas;
- Tecnologia da Informação;
- Auditoria Geral.
Já a prova discursiva, também de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada somente para os candidatos habilitados na fase anterior e convocados.
Com duração máxima de quatro horas, o exame será composto por uma redação de até trinta linhas sobre tema atual e três questões teóricas (de até dez linhas cada) acerca de conhecimentos específicos da área pleiteada.
Saiba mais
Os servidores contratados deverão realizar diversas atribuições, entre elas:
- Verificar o cumprimento das metas previstas nos planos plurianuais;
- Executar atividades de ouvidoria, corregedoria e auditoria governamental;
- Acompanhar a execução de programas governamentais, além de orçamentos estaduais;
- Fiscalizar a aplicação dos recursos públicos;
- Executar atividades de prevenção à corrupção;
- Analisar os dados contidos no Relatório de Gestão Fiscal.
O certame é válido por dois anos, contados a partir da data de homologação e prorrogáveis por igual período, a critério da administração estadual.
Outras informações sobre o concurso CGE MS podem ser acessadas diretamente no edital de abertura ou, em caso de dúvidas, solicitadas à banca organizadora pelos canais (44) 3013-4900 e candidato@institutoaocp.org.br.