O Tribunal de Contas da União publicou edital n.º 01/2025 para a execução do concurso TCU, destinado ao provimento de 40 vagas imediatas e 20 para a formação de cadastro de reserva no cargo de Técnico Federal de Controle Externo (TEFC).
A ocupação mencionada realiza atividades administrativas e de apoio às competências legais e constitucionais do TCU, com nível de responsabilidade intermediária. O valor da remuneração é de R$ 15.128,26 e a carga horária é de 40 horas semanais.
Requisitos do cargo TCU
Os candidatos interessados na oportunidade oferecida pelo concurso TCU deverão cumprir alguns requisitos previstos no edital, entre eles:
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa (com reconhecimento de igualdade de direitos);
- Estar em pleno gozo dos direitos políticos;
- Estar quites com as obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, com as obrigações militares;
- Ter no mínimo 18 anos na data da posse;
- Possuir aptidão física e mental;
- Ter concluído o ensino médio.
As vagas disponibilizadas pelo Tribunal de Contas da União já incluem o quantitativo destinado à ampla concorrência, às Pessoas com Deficiência e às Pessoas Pretas e Pardas, conforme a legislação vigente.
Inscrição

Veja como se darão as inscrições do concurso TCU. Foto: Concursos no Brasil
As inscrições para o concurso TCU devem ser realizadas pela internet, por meio do site da banca organizadora responsável pelo certame – a Cebraspe, a partir do dia 30 de maio e até o prazo máximo do dia 17 de junho de 2025.
💸 Taxa de inscrição concurso TCU: R$ 70,00.
O edital do Tribunal de Contas da União para o cargo de nível médio prevê a possibilidade de isenção total do pagamento da taxa para candidatos que se enquadrem nas exigências previstas, sendo elas:
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico e membros de família de baixa renda;
- Doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
📅 Período de solicitação da isenção: 30 de maio a 03 de junho de 2025.
Provas TCU
O concurso TCU será composto por duas etapas de avaliação dos candidatos inscritos. A primeira fase, de caráter eliminatório e classificatório, abordará uma prova objetiva e uma prova discursiva. Já a segunda fase trata do Programa de Formação TCU. Veja os detalhes:
1ª etapa
De caráter eliminatório e classificatório, essa etapa está prevista para ocorrer no dia 03 de agosto de 2025, no turno da manhã. A avaliação da prova objetiva possuirá questões de conhecimentos básicos (50 itens) e conhecimentos específicos (70 itens).
📚 Conhecimentos básicos
- Língua Portuguesa;
- Noções de Língua Inglesa;
- Direito Constitucional;
- Tecnologia da Informação;
- Legislação.
📚 Conhecimentos específicos
- Noções de Administração;
- Direito Administrativo;
- Gestão de Contratos;
- Execução Orçamentária e Financeira;
- Controle Externo.
Já a prova discursiva, prevista para ocorrer no mesmo dia (no turno da tarde), será dividida em duas partes: a primeira consistirá em duas questões, sendo uma de conhecimentos básicos e outra de conhecimentos específicos, cada uma com resposta de até 10 linhas.
A segunda parte exigirá a escrita de uma redação com peça de natureza técnica, com o limite de até 30 linhas. A prova discursiva verificará o domínio do tema proposto, a clareza na escrita e o uso adequado da norma culta da Língua Portuguesa.
2ª etapa
Os aprovados na primeira etapa do concurso TCU, dentro do número de vagas, serão convocados para a segunda etapa: o Programa de Formação. Essa fase tem caráter eliminatório e será conduzida pelo Instituto Serzedello Corrêa – ISC, com apoio logístico do Cebraspe.
O programa terá carga horária mínima de 60 horas e poderá ser realizado inclusive aos sábados, domingos, feriados e em horários noturnos. A frequência e o rendimento nessa fase serão itens essenciais para garantir a aprovação final no certame.
Edital TCU
Confira todos os detalhes do concurso do Tribunal de Contas da União na íntegra do edital. O documento está publicado no site do Diário Oficial da União, em matéria do dia 23 de maio de 2025.