Concurso Seas CE, Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará, será realizado em breve. A expectativa é que sejam abertas mais de MIL VAGAS com oportunidades para profissionais de níveis médio e superior.
A Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE) será a provável banca organizadora responsável pelo certame. A empresa foi definida por meio da Dispensa de Licitação nº 003/2019.
Ficou interessado neste concurso previsto? Então continue lendo a matéria completa para saber mais detalhes. Outros conteúdos, como simulados e artigos também estão disponíveis no portal Concursos no Brasil.
Concurso Seas CE: situação atual
Em outubro de 2019, a dispensa de licitação definiu que a empresa que organizará o concurso Seas CE será a banca Funece.
A expectativa é de que sejam abertas 1.080 vagas, dentre as quais 964 vagas serão para cargos de nível médio e 116 para cargos de nível superior.
O próximo passo será a assinatura do contrato entre as partes, para posterior divulgação do edital do concurso Seas CE.
Em contato com a assessoria de comunicação da Seas, foi confirmada a necessidade de realização do concurso público, mas em razão da pandemia do novo coronavírus ainda não há data confirmada para divulgação do edital:
“Os procedimentos que envolvem um certame desta natureza já foram iniciados e aguardavam avaliação do Governador, porém, em razão deste atual cenário pandêmico, não é possível, ante a indefinição de cenários, precisar uma data exata que este concurso irá ser realizado”, disse a nota da assessoria.
Concurso Seas CE: cargos, vagas e salários
As quantidades de vagas e os cargos que serão ofertados no concurso Seas CE ainda não foram divulgados oficialmente. Apesar disso, em 2016 foi sancionada e publicada pela Assembléia Legislativa do Ceará, a Lei nº 16.178 que cria os cargos para a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará.
Portanto, este será o primeiro concurso público do órgão. Os cargos criados foram de:
- Nível médio: Socioeducador (964 vagas);
- Nível superior: Analista Socioeducativo. Segundo lei, as oportunidades foram criadas para as áreas de Serviço Social (50 vagas), Psicologia (49 vagas) e Pedagogia (17 vagas).
Os profissionais contratados serão lotados na serão na Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo – SEAS e haverá reserva de vagas o sexo feminino e para pessoas com deficiência.
Os salários serão de R$2.200 para ambos os cargos. A diferença será a carga horária a ser desempenhada: 44 horas semanais no cargo de Socioeducador e 40 horas semanais para Analista Socioeducativo.
Etapas de concurso (previstas)
Ainda de acordo com a lei nº 16.178, os profissionais poderão ser avaliados no novo concurso Seas CE por meio das seguintes etapas:
- Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação da capacidade física, de caráter eliminatório;
- Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
- Exame toxicológico e a investigação social, de caráter eliminatório;
- Curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório;
- Poderá ser exigido também exame de títulos, de caráter classificatório.
O que estudar para o concurso Seas CE?
Para começar a se preparar para o concurso Seas CE, mesmo sem a publicação do edital, é importante que o candidato se atente aos conteúdos cobrados na seleção anterior. Por isso, o Portal Concursos no Brasil traz o que foi cobrado na seleção anterior, confira!
Cargos de nível médio
- Direito Constitucional;
- Direitos Humanos:
- Legislação Especial;
- Tópico Especial;
- Regimento Interno das Unidades da Seas.
Cargos de nível superior
- Direito Constitucional;
- Direitos Humanos:
- Legislação Especial;
- Tópicos Especiais;
- Regimento Interno das Unidades da Seas.
Além das disciplinas cobradas anteriormente, é preciso se atentar que a banca organizadora será a mesma da última seleção. Por isso, confira as provas aplicadas e todo o conteúdo das provas objetivas na página no processo seletivo.
Concurso Seas CE: seleção anterior
O último processo seletivo do Seas CE aconteceu em 2017. Na época, foram ofertadas 1.034 vagas, sendo assim divididas:
- 924 vagas para Socioeducador;
- 48 vagas para Assistente Social;
- 47 vagas para Psicólogo;
- 15 vagas para Pedagogo.
Os contratados iriam receber valores brutos mensais iguais de R$ 2.200,00, mais auxílio-alimentação. A carga horária dos socioeducadores era de 44h semanais, por meio de escalas de serviço. Já a jornada de trabalho para os aprovados em nível superior foi de 40h.
Os candidatos foram avaliados por meio de duas etapas: provas objetivas e prova de títulos.
Provas objetivas
A prova aplicada foi de caráter eliminatório e classificatório, com um total de 60 questões. Confira as disciplinas que fizeram parte da prova objetiva:
- Direito Constitucional;
- Direitos Humanos;
- Legislação Especial;
- Tópico Especial;
- Regimento Interno das unidades da SEAS.
Prova de títulos
A segunda fase do certame foi apenas de caráter classificatório, com avaliação de títulos para os cargos de nível superior. Os critérios avaliados foram:
- Mestrado;
- Especialização;
- Experiência na área.
Sobre a Seas CE
A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) é um órgão novo que foi criado em 28 de junho de 2016, por meio da Lei Estadual nº 16.040/2016.
O órgão no sentindo de garantir a execução das medidas socioeducativas de internação e semiliberdade. Confira os Centros Socioeducativos pelo estado que a Superintendência abrange:
- Centro de Semiliberdade Mártir Francisca – Fortaleza;
- Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota;
- Centro Socioeducativo Cardeal Aloísio Lorscheider;
- Centro Socioeducativo São Francisco;
- Centro Socioeducativo Dom Bosco;
- Centro Socioeducativo Patativa do Assaré;
- Centro Socioeducativo Passaré;
- Unidade de Recepção Luis Barros Montenegro;
- Centro Socioeducativo do Canindezinho;
- Centro Socioeducativo São Miguel;
- Centro de Semiliberdade de Crateús;
- Centro de Semiliberdade de Sobral;
- Centro Socioeducativo Dr. Zequinha Parente;
- Centro Socioeducativo de Sobral;
- Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes;
- Centro de Semiliberdade de Juazeiro do Norte;
- Centro de Semiliberdade de Iguatu.
A Superintendência tem o objetivo de criar condições e possibilidades de mudança de vida para adolescentes que cometem ato infracional e que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.