IBGE divulga retificação de processo seletivo; agora são 106 vagas disponíveis

Processo seletivo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abre vagas em diversos estados do Brasil. Confira as oportunidades.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística retificou um dos editais de sua seleção, reduzindo o número de vagas. Agora, os editais editais nº 4 e 5/2022 totalizam 106 vagas para profissionais de nível médio, incluindo as oportunidades de ampla concorrência, as vagas para pessoas pretas e pardas e aqueles para pessoas com deficiência (PcD). O processo seletivo IBGE publicado agora é complementar à seleção realizada pelo órgão, que foi regida pelo edital nº 03/2019.

continua depois da publicidade

Os contratos serão temporários pelo prazo de até um ano. Esse período poderá ser prorrogado, conforme necessidade do IBGE.

Editais do processo seletivo IBGE

Como mencionado anteriormente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou dois editais para preenchimento de 106 vagas (após retificação). Confira as oportunidades:

Leia também
  • Edital nº 04/2022: 97 vagas para Agente Censitário Operacional (ACO), com retribuição mensal de R$ 1.700,00 e jornada de 40 horas semanais (oito horas diárias). É necessário possuir o ensino médio completo;
  • Edital nº 05/2022 (retificado): 9 vagas para Coordenador Censitário Subárea (CCS), com retribuição mensal de R$ 3.100,00 e jornada de 40 horas semanais (oito horas diárias). É necessário possuir o ensino médio e CNH na categoria B.

Além dos valores anunciados, será concedido auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, além de férias e 13º salário proporcionais.

continua depois da publicidade

Locais das vagas

As vagas para Agente Censitário Operacional serão distribuídas entre as seguintes localidades:

  • Alagoas (Maceió): 6 vagas;
  • Maranhão (São Luís): 14 vagas;
  • Mato Grosso do Sul (Campo Grande): 6 vagas;
  • Paraíba (João Pessoa): 5 vagas;
  • Pernambuco (Recife): 8 vagas;
  • Rio de Janeiro (capital): 20 vagas;
  • Santa Catarina (Florianópolis): 39 vagas.

* Obs: na contagem de vagas, o quadro informa 98 vagas, porém no item “1 – das disposições preliminares” do edital, a informação é que são 97 vagas. Uma retificação poderá ser publicada em breve.

Já para Coordenador Censitário Subárea, as vagas serão para as seguintes localidades:

continua depois da publicidade
  • Minas Gerais: Buritis (1), Coronel Fabriciano (1) e Formiga (1);
  • Mato Grosso: Chapada dos Guimarães (1), Lucas do Rio Verde (1), Nova Mutum (1) e Santo Antônio do Leverger (1);
  • Rio Grande do Sul: Santa Cruz do Sul (1);
  • Santa Catarina: São Joaquim (1) e São José (1).

* Após a publicação da retificação no Diário Oficial da União (DOU) de 05 de maio de 2022, foi excluída a vaga para o município de Buritis – MG.

Inscrições gratuitas

As inscrições serão realizadas entre os dias 02 e 06 de maio de 2022, via internet ou de forma presencial.

continua depois da publicidade

Para inscrição online, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição e enviar para um dos e-mails informados no edital do processo seletivo IBGE, conforme a unidade do órgão que abrange a localidade da vaga de interesse, juntamente com os outros documentos exigidos.

No caso da inscrição presencial, o candidato deverá comparecer com cópias do documento de identidade e dos títulos acadêmicos. Os endereços dos postos de inscrição também estão informados nos respectivos editais.

Classificação dos candidatos no processo seletivo IBGE

Os candidatos serão avaliados por meio de análise de títulos, etapa valendo até 10 pontos. Para ser aprovado na seleção, é necessário obter a nota mínima de 5 pontos.

A pontuação não é cumulativa e o candidato receberá:

  • 5 pontos se possuir o ensino médio completo;
  • 7 pontos se possuir o ensino superior incompleto;
  • 10 pontos se possuir o ensino superior completo.

Se houver empate, os seguintes critérios serão adotados, nesta ordem:

  1. Candidato com idade igual ou superior a 60 anos completos até o último dia de inscrição, conforme o disposto no Estatuto do Idoso;
  2. Candidato que tiver exercido efetivamente a função de jurado, conforme o art. 440 do Código de Processo Penal com a redação dada pela Lei nº 11.689/2008;
  3. Candidato com maior idade, podendo ser utilizada a hora de nascimento, se necessário.

Demais informações

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para os endereços informados nos editais publicados. Os documentos na íntegra podem ser conferidos no site do IBGE.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade