Mais um grande certame pode ser realizado em 2021! No caso, estamos falando do concurso UEFS, com 98 vagas. O certame para a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) foi incluído no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021 do Governo da Bahia.
- Droga Raia oferta mais de 550 vagas de emprego; veja como concorrer
- Auxílio Brasil: como fazer inscrição para receber o novo Bolsa Família
Por mais que o PLOA tenha indicado a quantidade de vagas, não houve detalhes sobre quais cargos serão beneficiados por meio do concurso. Portanto, pode-se presumir que o certame poderá ter oportunidades para o quadro de Professores ou para a parte administrativa.
Confira a previsão do concurso UEFS no PLOA de 2021:
É possível ler o documento, na íntegra, no site do Governo da Bahia. A parte das vagas do concurso UEFS está no volume I, na página 183.
Situação atual do concurso UEFS
Para que o concurso UEFS seja oficializado é preciso que a Assembleia da Bahia aprove o PLOA de 2021 apresentado pelo governo. Atualmente, a votação está atrasada, mas ela deve ocorrer ainda em 2020. Com o sinal verde do Legislativo, o certame estará confirmado.
Após a confirmação, a UEFS deverá formar uma comissão organizadora do concurso. Ela será a responsável por realizar os trâmites do certame e supervisionar a escolha da banca organizadora. Quando a banca for escolhida, finalmente o edital poderá ser liberado.
Atualmente, é grande o déficit atual da instituição. O quadro de Analistas Universitários poderia ter 515 vagas preenchidas, mas só conta com 234 servidores. Já o quadro de Técnicos Universitários, que tem 673 vagas aprovadas em lei, apenas 316 estão ocupadas.
Isso significa que, em um cenário ideal, a UEFS poderia ter 550 vagas efetivas preenchidas por meio de concurso público.
Último concurso UEFS
O último concurso UEFS foi realizado em 2018 e contou com a organização do Instituto AOCP. Foram ofertadas 72 vagas para profissionais de nível médio e superior em diversas áreas da universidade.
A jornada de trabalho era de 30 horas semanais e a remuneração variava entre R$ 493,12 e R$ 1.177,56. Os aprovados tinham benefícios como auxílio-alimentação e vale-transporte.
Os candidatos foram selecionados mediante uma prova objetiva e para o cargo de Analista Universitário também houve prova de títulos. A validade do certame era de dois anos com a opção de prorrogação.
Sobre a UEFS
A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) foi criada com o objetivo de se interiorizar a educação de nível superior no estado da Bahia. Até sua criação, somente Salvador e sua região metropolitana tinha instituições do tipo. Feira de Santana foi escolhida por ser a segunda cidade mais populosa do estado.
A Universidade foi inaugurada de forma oficial em 31 de maio de 1976 e com o passar dos anos foi sendo expandida. Atualmente conta com mais de sete mil estudantes, aproximadamente 900 docentes e cerca de 750 funcionários em seus quadros.