Auxílio Brasil: como fazer inscrição para receber o novo Bolsa Família

A inscrição no Auxílio Brasil será feita automaticamente pelo governo, utilizando os dados registrados no CadÚnico.

O governo federal está cada vez mais próximo de lançar o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família. De acordo com os planos, serão contemplados os beneficiários do programa original e novos inscritos, totalizando 17 milhões de famílias.

Nesta quarta-feira (20/10), o presidente Jair Bolsonaro confirmou o valor do benefício. Segundo ele, o ticket médio será de R$ 400,00. Entretanto, Bolsonaro não deu detalhes sobre o financiamento do projeto.

Apesar de ainda não ter sido lançado oficialmente, o Auxílio Brasil irá contemplar as famílias registradas no CadÚnico. Conforme informações do governo, não será preciso fazer inscrição específica no programa.

Auxílio Brasil: como se inscrever no CadÚnico

Já foi estabelecido que a participação no novo programa social será realizada de forma automática. Ou seja, a partir da base de dados do governo federal, serão selecionadas as famílias que se encaixarem nos critérios.

Por isso, é necessário manter os dados sempre atualizados. Se você ainda não está inscrito no CadÚnico e quer pleitear o Auxílio Brasil, deverá comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em seu município.

Normalmente, o CRAS fica localizado junto à Prefeitura. De acordo com as regras do Cadastro, cada família precisa ser registrada por um representante que deve:

  • Ter pelo menos 16 anos de idade;
  • Possuir CPF ou Título de Eleitor;
  • Ser, de preferência, uma mulher.

Esse responsável familiar (RF), precisa apresentar seus documentos pessoais e os de cada membro da família:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (se for o caso).

Quem já está cadastrado na base de dados, pode conferir se suas informações estão atualizadas pelo site Meu CadÚnico.

Leia também

você pode gostar também