O Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, autorizou a realização do novo concurso Receita Federal. De acordo com a Portaria SEDGG/ME nº 5.348, o certame contará com 699 vagas de início imediato, todas para cargos de nível superior.
O documento de liberação do concurso Receita Federal do Brasil (RFB) está disponível no site do Diário Oficial da União (DOU) e foi publicado na edição de 13 de junho de 2022.
Vale lembrar que o Ministério da Economia também autorizou a realização do concurso INSS, com abertura de mil vagas para quem tem nível médio.
Concurso Receita Federal: vagas e edital
Como informado, o concurso Receita Federal terá 699 vagas. Essas oportunidades serão divididas em dois cargos, conforme a distribuição abaixo:
- Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil: 230 vagas;
- Analista Tributário da Receita Federal do Brasil: 469 vagas.
O próprio órgão terá um prazo de seis meses para poder lançar o edital do concurso. Por isso, é esperado que o documento seja liberado no segundo semestre de 2022.
Por fim, o documento também determina que cabe à Receita Federal “editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários”.
Concurso Receita Federal anterior
O concurso Receita Federal anterior ocorreu em 2014 e ofertou 278 vagas para o cargo de Auditor. A Escola de Administração Fazendária (ESAF) foi escolhida como banca organizadora. Na época, os ganhos eram de R$ 14.965,44. Além disso, os aprovados tinham direito a benefícios e bônus de eficiência.
A seleção ocorreu mediante provas objetivas e discursivas. Também houve sindicância de vida pregressa.