Em novembro de 2024 foi liberada a portaria MGI 7.780/2024, que autorizou o preenchimento de 319 vagas no Ministério da Saúde, 75 delas para o concurso INC (Instituto Nacional de Cardiologia). O documento foi assinado pela ministra Esther Dweck, da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
As outras 244 vagas autorizadas foram distribuídas para os seguintes órgãos: Centro Nacional de Primatas (CENP – 28 vagas); Instituto Evandro Chagas (IEC – 38 vagas); Instituto Nacional de Câncer (INCA – 84 vagas); Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO – 94 vagas).

Concurso INC Previsto. Foto: montagem / Concursos no Brasil
Cargos do INC
O concurso INC prevê a oferta de vagas nos seguintes cargos:
Nível superior
- Biólogo – 1 vaga;
- Enfermeiro – 17 vagas;
- Farmacêutico – 2 vagas;
- Farmacêutico Bioquímico – 2 vagas;
- Fisioterapeuta – 7 vagas;
- Fonoaudiólogo – 2 vagas;
- Médico – 14 vagas;
- Terapeuta Ocupacional – 4 vagas;
- Contador – 1 vaga; e
- Nutricionista – 2 vagas.
Nível médio técnico
- Técnico de Enfermagem – 19 vagas;
- Técnico em Radiologia – 4 vagas.
Quando sairá o edital INC
É provável que até 13 de maio de 2025 novas informações sejam divulgadas a respeito do edital do concurso INC e dos outros órgãos do Ministério da Saúde autorizados a prover vagas. É que nessa data finda o prazo máximo de seis meses para se aplicarem os efeitos da portaria.
Caso o edital não seja publicado até essa data final, a portaria perderá seus efeitos e o MGI cancelará o atesto de disponibilidade orçamentária para a realização do concurso público.
O documento ainda informa que o provimento dos cargos dependerá de autorização do Ministério da Gestão, sendo condicionado à homologação do resultado final e à declaração do ordenador de despesa responsável.
Sobre o INC
O Instituto dispõe de 165 leitos, sendo 60 de UTI, com 4 mil internações anuais, 1.200 cirurgias e 50 mil consultas médicas. O INC investe também na incorporação das mais modernas tecnologias disponíveis no mundo como o implante percutâneo de válvula aórtica (TAVI), ecocardiografia tridimensional, testes genéticos de última geração, entre outros.continua depois da publicidade