O governador do estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), anunciou que haverá a realização, em breve, do concurso PM TO (Polícia Militar do Estado do Tocantins). A banca organizadora já foi definida e serão 600 vagas para soldados e 60 vagas de oficiais.
O certame terá como empresa organizadora e executora a Fundação Getulio Vargas (FGV), e o edital deve ser publicado em breve.
“Estamos homologando 600 vagas para soldados e 60 para oficiais, além de anunciar a instituição que organizará o concurso, que é a Fundação Getúlio Vargas, uma entidade federal isenta e de grande prestígio nacional. Quero garantir que este concurso seja transparente e sem problemas ao longo de seu andamento”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.
Concurso PM TO: situação atual
O concurso público da Polícia Militar do Tocantins está autorizado e pode ter edital publicado a qualquer momento. As oportunidades serão destinadas a profissionais com grau de escolaridade médio e superior.
O anúncio da abertura de vagas aconteceu durante evento no Complexo Esportivo do Quartel do Comando-Geral. Na oportunidade, também foram entregues mais de 70 novas viaturas para a corporação.
Conforme o último edital, para disputar uma vaga de Soldado é preciso atender uma série de requisitos, como:
- Idade máxima, no ato da inscrição no concurso público, de 32 anos;
- Ter altura mínima de 1,63m se do sexo masculino, e 1,60m se do sexo feminino;
- Possuir nível médio completo.
Já para ingressar na carreira de Oficial, será preciso ter idade de 18 a 35 anos, a mesma estatura exigida para o cargo de Soldado, além do nível superior completo.
De acordo com informações do governo do Estado do Tocantins, o salário inicial de Soldado pode chegar a R$ 5.763,07, enquanto a remuneração para Aspirante Oficial será de R$ 10.842,13.
Concurso PM TO: último edital
O último concurso PM TO teve dois editais publicados em 2020, com abertura de 1.025 vagas para diferentes cargos, sob responsabilidade do Cebraspe – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos. Conheça como foi a distribuição:
- 50 vagas para músicos;
- 20 vagas para técnico em enfermagem;
- 5 vagas para técnico em saúde bucal;
- 950 vagas para soldados.
Na oportunidade, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva e escrita, teste de aptidão física, avaliações psicológica, médica e odontológica, investigação social e curso de formação.
A prova objetiva foi composta da seguinte maneira:
- 20 questões de Língua Portuguesa;
- 10 questões de Atualidades e conhecimentos acerca do estado do Tocantins;
- 5 questões de Noções de Informática;
- 10 questões de Noções do Direito;
- 10 questões de Normas relativas à PMTO;
- 5 questões de Raciocínio Lógico.
Veja como iniciar o estudos
O edital PM TO está próximo de ser divulgado e, por isso, os concurseiros interessados na área policial devem estar em processo de preparação. Uma dica valiosa é estudar os conteúdos básicos cobrados no último certame.
Assim, leia com atenção os editais e liste os assuntos que foram abordados. Monte um cronograma destinando tempo para estudar os conteúdos, resolver questões e fazer revisões.
Depois, após divulgação do edital normativo, será possível ajustar os assuntos e seguir com a sua preparação. O site Concursos no Brasil dispõe de banco com questões para você treinar os conhecimentos.