O Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município (IPREM) de Cerqueira César está cada vez mais perto de lançar edital. Isso porque o órgão publicou pregão para contratação de banca organizadora. Segundo o documento, o concurso IPREM de Cerqueira César será voltado para cargos de nível superior.
As empresas especializadas em organizar certames deverão enviar suas propostas a partir do dia 02 de outubro de 2024. O procedimento deverá ser realizado junto ao Departamento de Licitações do Instituto. Veja mais detalhes.
Situação atual
O Pregão Eletrônico nº 001/2024 para contratação de banca organizadora do concurso IPREM de Cerqueira César foi publicado nesta quinta-feira (29/08), no Diário Oficial de São Paulo (DO SP). O documento informa que a empresa especializada deverá fornecer “recursos materiais e humanos e a execução de todas as atividades envolvidas e correlatadas”.
A instituição escolhida ficará responsável, principalmente, pela “elaboração, impressão, aplicação e correção das provas, assim como toda e qualquer logística necessária a execução dos serviços”. O pregão informa que as propostas das bancas poderão ser enviadas a partir do início de outubro.
A partir disso, o Instituto irá avaliar as propostas e escolher aquela que julgar mais adequada. A expectativa é de que o edital IPREM de Cerqueira César seja divulgado ainda em 2024.
Vagas do novo concurso IPREM de Cerqueira César
O quantitativo a ser ofertado ainda não foi divulgado. No entanto, já se sabe que as oportunidades serão voltadas para profissionais de nível superior completo. Sendo assim, pode-se esperar que as vagas sejam voltadas para o cargo de Analista de Previdência. A especialidade deve ser confirmada em edital.
Os servidores que trabalham nessa função recebem em torno de R$ 9,6 mil mensais e trabalham em jornadas de 40 horas por semana.
Atribuições do cargo
Entre as principais tarefas do Analista do concurso IPREM Cerqueira César estão:
- Instruir, analisar, revisar, cadastrar, acompanhar e manifestar-se tecnicamente nos processos de concessão, pagamento, manutenção, revisão e extinção de benefícios previdenciários;
- Realizar o cálculo e implementar o benefício em folha de pagamento, bem como relatar eventuais distorções que possam ocorrer no cálculo ou em virtude de alteração legislativa, propiciando a manutenção regular do benefício;
- Propor, implantar, executar a avaliar políticas públicas, projetos, planos, pesquisas e ações voltadas ao aprimoramento da gestão previdenciária municipal e da sustentabilidade financeira e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, emitindo notas e pareceres técnicos e propondo o aperfeiçoamento de
normas complementares; - Gerar relatórios gerenciais e operacionais, mantendo sempre atualizado o cadastro de imóveis do Fundo Previdenciário, realizando inventário e reavaliação anual;
- Proceder aos cálculos necessários ao planejamento da previdência dos serviços municipais;
- Realizar ou acompanhar os estudos técnicos e estatísticos para estimular a incidência de doenças, mortes e acidentes de trabalho, bem como calcular a probabilidade de eventos;
- Fornecer apoio técnico e administrativo às diversas áreas de atuação da autarquia;
- Realizar a capacitação e o aperfeiçoamento dos servidores que atuam na área previdenciária do IPREM, da Administração Direta e Indireta, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo – TCMSP e da Câmara Municipal de São Paulo – CMSP.
O que esperar do concurso IPREM Cerqueira César?
Outro certame do IPREM para nível superior foi liberado no mês de julho para o município de São Paulo. Se o novo edital seguir a mesma sistemática, os candidatos podem aguardar duas etapas.
A primeira fase do concurso IPREM de Cerqueira César deve ser de prova escrita, com questões de caráter objetivo. É possível que sejam cobrados assuntos de conhecimento geral e específicos sobre:
- Língua Portuguesa;
- Matemática financeira, Estatística e Raciocínio lógico;
- Tecnologia da Informação;
- Administração Geral e Pública;
- Finanças Públicas e Orçamento Público;
- Economia;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Direito Civil;
- Direito Penal;
- Direito Previdenciário e Legislação Previdenciária;
- Ciências Atuariais Aplicada à Previdenciária;
- Legislação Municipal Previdenciária e Institucional.
Já a segunda etapa pode ser de prova discursiva, dividida em duas partes. Uma de redação de texto dissertativo-argumentativo sobre algum tema do conteúdo programático. E a outra de estudo de caso, contendo questões discursivas sobre conhecimentos específicos.
Último edital do IPREM
Conforme dito anteriormente, o edital mais recente do IPREM foi para o município de São Paulo, publicado em julho de 2024. A organização foi realizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC). A seleção ofereceu 30 vagas imediatas para Analista de Previdência – Área de Especialização Previdenciária, com remuneração de R$ 9.655,08.
O concurso IPREM de São Paulo ainda está em andamento e deve contar com aplicação de prova no próximo dia 15 de setembro.