Concurseiros de todo o país precisam ficar atentos, porque um novo concurso Banco do Brasil pode ter seu edital publicado até dezembro de 2024.
A expectativa é de que o certame oferte novas oportunidades para, pelo menos, profissionais de nível médio completo, especificamente para a área administrativa.
O edital deve ser lançado mesmo que a seleção de 2022 ainda esteja dentro do prazo de validade.
Até porque esse período se encerra em julho de 2025, permitindo que haja convocações por meio de um concurso atualizado. O objetivo seria de suprir déficit de pessoal que ainda é alto, mesmo após as convocações do último certame.
Além disso, uma proposta global foi anunciada pelo BB, com o objetivo de estimar a oferta de 7,2 mil vagas em certame para carreiras específicas. Mas, para isso, seria necessária uma revisão nos cargos de Assistente de Negócios, Supervisor de Atendimento e Caixas, o que pode acontecer neste ano ou nos próximos.
E não para por aí: outro concurso BB exclusivo para pessoas com deficiência (PcD) foi recomendado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A justificativa dada foi o descumprimento das regras de cotas para esse grupo dentro do edital passado.
Confira mais detalhes em nossa matéria para ficar ciente de todas as novas especulações sobre editais do BB em 2024 e anos seguintes.
Situação atual
O Concursos no Brasil entrou em contato com a instituição financeira para confirmar detalhes da nova seleção. Em resposta, o órgão afirmou que “não há qualquer definição sobre um novo concurso no momento”, ou seja, o edital 2024 ainda não está confirmado.
“O BB sempre comunica formalmente toda e qualquer novidade relevante sobre o tema”, pontuou. Isso significa que, caso o novo concurso Banco do Brasil seja estabelecido, o órgão fará um anúncio oficial.
Enquanto isso, a esperança do edital 2024 cresce muito após prorrogação do contrato entre o BB e a Fundação Cesgranrio, responsável pela execução do último edital em 2022.
É importante entender que o certame passado segue em vigor até junho do próximo ano, mas a banca organizadora continuará disponível para lançamento de novos editais até dezembro de 2025.
Ou seja, mesmo com a finalização da seleção de 2022, a Fundação Cesgranrio ainda deverá realizar quantos concursos do Banco do Brasil forem abertos dentro do prazo de vigência do seu contrato.
Vale ressaltar que, se um novo edital for mesmo publicado ainda em 2024, as etapas de seleção devem ser aplicadas no primeiro semestre de 2025.
Proposta global é anunciada
Em meio às especulações de um novo edital de abertura, o Banco do Brasil anunciou sua proposta global no dia 31/8. O documento estabelece mudanças em carreiras, como aumento salarial para Assistente Júnior e Pleno. Também houve ajuste no teto do PLR.
O que é isso? Basicamente, é a sigla que corresponde à “Participação nos Lucros e Resultados”. A ideia é de atender às demandas dos funcionários, que foram avaliadas ao longo dos últimos meses.
A apresentação do documento ocorreu durante negociações para renovar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Além dos pontos já informados acima, a proposta global também trouxe a expectativa de preenchimento de novas vagas efetivas em concurso público.
Para isso, seria promovida uma revisão em carreiras específicas, como Assistente de Negócios, Supervisor de Atendimento e Caixas. Confira o que consta no documento no que tange a rede de negócios do BB:
- A ideia seria de abrir 4 mil vagas para nova função, com salário acima do praticado na carreira dos Caixas. Jornada de 6 horas diárias;
- A proposta também prevê a criação de 2,7 mil vagas para o cargo, com salário acima do que consta para a carreira de Supervisor de Atendimento. Jornada de 8 horas diárias;
- Abertura de mais 500 vagas para Gerente de Relacionamento.
Ou seja, caso a proposta seja levada adiante, é possível que existe um novo certame que contemple 7.200 vagas. Não foi confirmado se haverá um ou mais editais de abertura para o preenchimento das oportunidades. Demais detalhes devem ser anunciados pelo próprio banco.
Uma parte interessante do documento, inclusive, é a vontade de recompensar funcionários que passem a atuar em localidades com difícil provimento/lotação. Nesse caso, a ideia é de estabelecer uma espécie de incentivo pecuniário por 12 meses e com valores crescentes.
“O Banco do Brasil [também] sugere elevar a verba destinada a viagens a serviço, com uma revisão bianual dos valores. [Inclusive, existe uma] cláusula que cria regra clara contra demissão imotivada de funcionários”, detalha o Contraf-CUT em seu portal.
Concurso Banco do Brasil: possíveis cargos
Quem estuda para concursos pode esperar mais um edital para o cargo de Escriturário, na função de Agente Comercial, que requer nível médio completo.
Isso porque o edital de 2022 já convocou todos os aprovados para essa área, tanto dentro das oportunidades imediatas como os do cadastro reserva. Desse modo, mesmo que o certame continue vigente, o Banco do Brasil fica impedido de realizar novas nomeações.
Já para a função de Agente de Tecnologia, a expectativa é menor, tendo em vista que 1.400 candidatos que conseguiram aprovação ainda podem ser chamados até julho de 2025.
Sendo assim, caso o edital do concurso BB saia ainda em 2024, é provável que não haja oferta para essa área específica.
Também vale reforçar que a proposta global enviada no dia 31/8 prevê o preenchimento de 7,2 mil vagas para funções revisadas na rede de negócios. Novas informações a respeito dos próximos editais de concurso serão anunciadas formalmente pelo Banco do Brasil.
Remuneração e benefícios
Segundo o último edital, o cargo de Escriturário, por exemplo, conta com remuneração inicial em torno de R$ 3,6 mil. Esse valor pode sofrer alteração num novo concurso Banco do Brasil, tendo em vista os reajustes salariais desde 2022.
De qualquer maneira, os contratados devem trabalhar em jornadas de 30 horas semanais, com direito às seguintes vantagens:
- participação nos lucros ou resultados;
- vale-transporte;
- auxílio-creche;
- ajuda alimentação/refeição;
- auxílio a filho com deficiência;
- previdência complementar;
- acesso a plano de saúde;
- acesso a plano odontológico básico;
- acesso a programas de educação e capacitação;
- possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.
Locais de lotação
Assim como o quantitativo, os locais de lotação só serão confirmados após a publicação de edital oficial do concurso Banco do Brasil. Mas há a possibilidade de oferta de Agente Comercial em diversos estados brasileiros, compreendendo as cinco regiões do país.
Quais devem ser as etapas e provas?
Considerando que a banca organizadora do novo edital BB deve ser a Fundação Cesgranrio, os concurseiros podem esperar um formato similar ao aplicado em 2022. Os candidatos devem ser submetidas a duas etapas de provas escritas, nos formatos de:
- prova objetiva, composta por questões de múltipla escolha;
- prova de redação sobre algum tema da atualidade.
Aqueles que forem aprovados nessas duas fases e convocados ainda deverão passar por procedimentos admissionais e perícia médica.
Conteúdos cobrados
A prova objetiva do concurso Banco do Brasil deve cobrar conteúdos de conhecimentos básicos, contemplando as disciplinas de:
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Matemática; e
- Atualidades do Mercado Financeiro.
Além disso, a avaliação deve contar com uma parte de conhecimentos específicos dividida entre assuntos de:
- Matemática Financeira;
- Conhecimentos Bancários;
- Conhecimentos de Informática;
- Vendas e Negociação.
Dica: comece a estudar mesmo antes de o edital BB 2024 ser publicado. Você pode fazer isso se baseando no certame passado, montando seu cronograma de estudos conforme o conteúdo programático abordado na prova de 2022.
Assim que o concurso Banco do Brasil sair, é só ajustar os assuntos.
Edital previsto para PcDs
Em marco de 2024, o Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou o Acórdão nº 427/2024 com uma recomendação para que o Banco do Brasil realizasse concurso com vagas apenas para PcD.
De acordo com o TCU, a instituição financeira não cumpria a meta de ter 5% do seu quadro de pessoal composto por pessoas com deficiência.
Se o órgão não atingir o percentual, deverá ofertar 12,5% das suas vagas em concurso BB para esse público em específico. A publicação de um edital específico ainda não foi confirmada.
Último concurso Banco do Brasil
Conforme dito anteriormente, o último edital foi publicado em 2022 para o cargo de Escriturário, dividido em duas funções. Na época, foram abertas 2.000 vagas imediatas para Agente Comercial mais 1.000 oportunidades de cadastro reserva.
O mesmo quantitativo também foi ofertado para Agente de Tecnologia.
Para concorrer às oportunidades, os candidatos precisavam ter idade mínima de 18 anos completos e ter finalizado o ensino médio. Todas as etapas foram realizadas no primeiro semestre do ano, e a taxa de inscrição cobrada foi de R$ 50,00.