O concurso BDMG teve banca definida! O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) anunciou a escolha da banca organizadora do certame, portanto, a publicação do edital é iminente.
A expectativa dos concurseiros é grande, considerando que o último certame realizado pelo órgão ocorreu há 13 anos. O concurso atende a uma reivindicação do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e região, que negociou com o BDMG a contratação de novos servidores.
Embora a data de publicação do edital ainda não tenha sido informada, a assinatura do contrato com a banca elimina o último obstáculo para a realização das provas.
Banca organizadora definida
Segundo o contrato de número 10810/2024, firmado no dia 5 de agosto de 2024, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) ficará responsável por todos os serviços relacionados à organização do concurso, desde a coordenação e planejamento até a execução das provas.
A validade do contrato é de 24 meses, período suficiente para a realização de todas as etapas do certame, incluindo publicação do edital, inscrições, provas e divulgação dos resultados.
A dispensa de licitação pode ser conferida no site do Diário Oficial do Estado, edição de 6 de agosto de 2024, página 30.
Último concurso
O último concurso do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais foi realizado em 2011 e teve como banca organizadora a Fundação Mariana Resende Costa – FUMARC.
O certame disponibilizou 66 vagas para profissionais de nível superior, distribuídas da seguinte forma: 58 vagas para Analista de Desenvolvimento, 4 vagas para Analista de Desenvolvimento com a função específica de Analista de Sistemas e 4 vagas para Advogado. Os cargos exigiam jornada de trabalho de 36 horas semanais, com salário inicial de R$ 3.911,25.
Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, composta por 80 questões, que abrangeu conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico e Matemático e Conhecimentos Específicos.
O concurso teve validade de dois anos. Assim, é esperado que o novo certame seja realizado em breve, em condições similares de realização.
Sobre o BDMG
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais está presente em diversos setores, como campo, indústrias e negócios de todos os portes, apoiando o desenvolvimento, a inovação e a sustentabilidade.
O Banco atua tanto no setor público quanto no privado, oferecendo crédito a empresas de todos os portes e setores, prefeituras e concessionárias de serviços públicos municipais. Além disso, o BDMG é o estruturador oficial em operações de concessão comum e em modelos de Parcerias Público-Privadas (PPPs).
Sua estratégia está alinhada à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, buscando expandir sua atuação de forma inovadora para melhorar a qualidade de vida no estado.