O Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, assinou a autorização da realização do novo concurso MP PI (Ministério Público do Estado do Piauí). De acordo com a Portaria nº 764/2023, serão preenchidas 30 vagas com profissionais de níveis médio e superior.
A responsabilidade pela realização do concurso público será da Fundação Carlos Chagas (FCC), conforme contrato nº 74/2024, que foi disponibilizado no dia 11/12. A vigência do contrato será encerrada no dia 9/12/2025.
Concurso MP PI: comissão também já foi nomeada
O próximo concurso MP PI (Ministério Público do Piauí) teve a composição de sua comissão alterada conforme publicação de 8 de maio de 2024 da Portaria PGJ/PI nº 1507/2024, localizada na página 5. Confira quem faz parte da comissão:
- Everângela Araújo Barros Parente – Presidente;
- Luana Azerêdo Alves;
- Alessandro Rufino de Carvalho
- Ana Luiza Masstalerz Pires Aragão;
- Carlos Eduardo Gomes Monteiro Silva;
- Francisco Carlos da Silva Júnior;
- Marcos Maciel Martins Brito.
As vagas serão distribuídas por 15 cargos de Analista Ministerial e 15 cargos de Técnico Ministerial. Agora, o próximo passo para o andamento do concurso MP PI será a escolha da banca organizadora para que o edital seja efetivamente publicado.
Concurso MP PI: seleção anterior
O último concurso público do Ministério Público do Estado do Piauí aconteceu em 2018 sob responsabilidade do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
As oportunidades eram de 17 vagas imediatas, com reserva para profissionais negros e pessoas com deficiência, junto aos seguintes cargos:
- Analista Ministerial – Engenharia Civil: nível superior;
- Analista Ministerial – Processual: nível superior;
- Analista Ministerial – Saúde Medicina: nível superior;
- Analista Ministerial – Saúde Psicologia: nível superior;
- Analista Ministerial – Tecnologia da Informação: nível superior;
- Técnico Ministerial – Administrativa: nível médio.
A remuneração ofertada variava de R$ 4.023,03 a R$ 6.241,11 para trabalhar em jornadas de até 40 horas por semana. Os candidatos inscritos no concurso MP PI 2018 foram avaliados por meio das seguintes etapas:
- Provas objetivas, de natureza eliminatória e classificatória, para todos os cargos;
- Prova discursiva, de natureza eliminatória e classificatória, somente para os candidatos dos cargos de nível superior.
Leia com atenção o edital anterior e confira quais foram os assuntos abordados na prova objetiva. Com posse dessas informações, será possível montar um cronograma de estudos visando a próxima seleção do Ministério Público do Estado do Piauí.