A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) reabre as inscrições para o certame, retifica datas constantes do Anexo I e traz novas alterações.
O concurso CODEVASF teve inicialmente o seu edital nº 1/2024 publicado com 61 vagas imediatas para profissionais de nível superior completo, mas retificações foram divulgadas que alteraram detalhes do documento original.
O certame estabelece provimento de cargos em diferentes áreas de atuação e ainda informou que haverá formação de cadastro reserva. O certame está sendo executado pelo Cebraspe.
Conheça as vagas do concurso CODEVASF
Seguindo o primeiro edital lançado, em seu total de vagas ofertadas, oito são para o cargo de Analista em Comunicação, cujo requisito é ter nível superior em Jornalismo.
As outras 53 oportunidades disponíveis são para o cargo de Analista em Desenvolvimento Regional. Para pleitear essas vagas do concurso CODEVASF é preciso ter nível superior nas seguintes áreas:
- Administração (17 vagas);
- Contabilidade – Ciências Contábeis (3 vagas);
- Economia (1 vaga);
- Engenharia Civil (18 vagas);
- Engenharia de Agrimensura (1 vaga);
- Engenharia de Pesca ou Engenharia de Aquicultura (2 vagas);
- Estatística (1 vaga);
- Geologia (1 vaga);
- Publicidade e Propaganda (1 vaga);
- Tecnologia da Informação (8 vagas).
Em todos os casos é necessário ter Graduação na área e registro profissional no respectivo órgão fiscalizador. O documento informa que o salário inicial é de R$ 9.065,95 por mês e as jornadas de trabalho são de 40 horas semanais para todos os contratados.
Quando fazer a inscrição no edital CODEVASF
De acordo com o novo documento de retificação nº 5, os interessados poderão se candidatar no período entre 10h do dia 26 de agosto e 18h do dia 30 de agosto de 2024. A inscrição ao concurso CODEVASF deverá ser feita assim:
- Entre no site do Cebraspe;
- Encontre o quadro da CODEVASF;
- Clique em “Mais informações”;
- Na nova página, clique em “Fazer inscrição”;
- Informe CPF e senha ou fazer novo cadastro clicando em “Não tenho cadastro”;
- Já na sua área do candidato, preencha o formulário digital.
Taxa de inscrição
Para garantir a sua inscrição no concurso CODEVASF, será necessário fazer o pagamento de taxa no valor de R$ 90,00. No entanto, algumas pessoas podem solicitar isenção desse custo. Nesse caso, o candidato interessado deve comprovar ser:
- Registrado no CadÚnico; ou
- Doador de medula óssea.
É importante salientar que durante o novo período de inscrição, o candidato poderá realizar alteração de cargo, área, polo de trabalho e outras informações.
No caso de o candidato desistir de participar do concurso, em razão das alterações promovidas do novo edital, poderá solicitar a devolução do valor referente a taxa de inscrição.
O que esperar das provas do concurso CODEVASF
Em novo documento retificado, as provas objetivas e a prova discursiva, bem como a avaliação biopsicossocial e heteroidentificação serão realizadas nas cidades de Aracaju – SE, Belém – PA, Bom Jesus da Lapa – BA, Brasília – DF, Goiânia – GO, Macapá – AP, Maceió – AL, Montes Claros – MG, Palmas – TO, Petrolina – PE, São Luís – MA e Teresina – PI.
Estas cidades estão vinculadas ao polo de trabalho, de acordo com a escolha do candidato no momento da inscrição. Para tanto, todas as etapas seguintes serão vinculadas ao polo de trabalho.
Com base no primeiro edital, mantém-se a orientação de que os participantes serão submetidos a dois tipos de prova escrita. A primeira será uma prova objetiva de conhecimentos básicos e específicos, composta por 120 questões de múltipla escolha, e será aplicada na data provável de 20 de outubro de 2024. Os conteúdos cobrados serão de:
- Língua Portuguesa;
- Ética na Administração Pública e Legislação;
- Noções de Orçamento Público;
- Informática;
- Noções de Direito Administrativo;
- Conhecimentos Específicos do cargo.
A segunda avaliação será uma prova discursiva que contará com uma questão a ser respondida em até 30 linhas. Essa versará sobre temas relacionados a conhecimentos específicos de cada cargo / área de atuação. Ambas as provas do concurso CODEVASF serão aplicadas na mesma data prevista, com duração total de quatro horas e meia.
Mais informações
A validade do certame será de dois anos, contados a partir da publicação dos resultados finais, podendo haver prorrogação única por igual período.
O documento com todas as regras está disponível no site do Cebraspe, bem como suas retificações. Em caso de dúvidas ou problemas, os participantes podem entrar em contato com a banca organizadora pelo telefone (61) 3448-0100 ou pelo e-mail sac@cebraspe.org.br.