IBGE anuncia processo seletivo com 8.231 vagas em diversos estados do Brasil

Processo seletivo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abre oportunidades para Recenseador, Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor - Complementar.

Edital nº 19/2022 do processo seletivo IBGE foi anunciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e oferta 8.231 vagas, sendo 7.795 vagas para Recenseador e 436 vagas para Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS). Essas oportunidades são de níveis fundamental e médio e serão distribuídas entre diversos municípios do Brasil.

continua depois da publicidade

A contratação será temporária pelo prazo de três meses para Recenseador e de até cinco meses para Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS). Esse prazo poderá ser prorrogado, conforme interesse do IBGE.

Vagas disponibilizadas pelo processo seletivo IBGE

As oportunidades de Recenseador exigem o ensino fundamental completo, possuem uma jornada de trabalho recomendável de no mínimo 25 horas semanais e os profissionais serão remunerados por produção (clique aqui e faça a simulação dos ganhos).

Leia também

Para Agente Censitário Municipal (ACM), a remuneração é de R$ 2.100,00, enquanto que para Agente Censitário Supervisor (ACS), a remuneração é de R$ 1.700,00. Ambas as funções exigem o ensino médio completo e possuem jornada de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias.

continua depois da publicidade

Além da remuneração informada, os contratados terão direito ao auxílio-alimentação, vale-transporte, auxílio pré-escolar e férias e 13º salário proporcionais.

Cabe salientar que haverá reserva de vagas, nos limites estabelecidos por Lei, para pessoas com deficiência (PcD) e pessoas pretas ou pardas (PPP).

Para quais estados são essas vagas?

As oportunidades disponíveis no processo seletivo IBGE de edital nº 19/2022 são para diversos municípios dos seguintes estados:

Para conferir a lista completa com todos os municípios que estão ofertando vagas, consulte o Anexo I do edital do processo seletivo IBGE.

continua depois da publicidade

Saiba como se inscrever no processo seletivo IBGE

Os interessados em concorrer às vagas ofertadas pelo IBGE deverão efetuar o cadastro entre os dias 14 e 16 de setembro de 2022, presencialmente, em um dos endereços listados no Anexo I do edital. No local, é necessário apresentar o formulário de inscrição, disponível no Anexo III do edital, devidamente preenchido e assinado.

No caso das vagas de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS), será realizada uma inscrição única. Os melhores classificados terão direito às vagas de Agente Censitário Municipal (ACM), enquanto que os demais classificados terão direito às vagas de Agente Censitário Supervisor (ACS).

continua depois da publicidade

Para concorrer no processo seletivo IBGE, não será cobrado nenhum valor a título de taxa de inscrição, porém o candidato poderá se inscrever para apenas uma das localidades disponíveis.

Prova de títulos

A avaliação dos candidatos inscritos no processo seletivo IBGE se dará por meio de análise de títulos, que valerá até 10 pontos. Confira os critérios de pontuação:

  • Ensino fundamental (antigo 1º grau) completo: 1 ponto;
  • Ensino médio (antigo 2º grau) incompleto: 3 pontos;
  • Ensino médio (antigo 2º grau) completo: 5 pontos;
  • Curso de graduação (ensino superior) incompleto: 7 pontos;
  • Curso de graduação (ensino superior) completo: 10 pontos.

Para ser aprovado no processo seletivo, é necessário ter a escolaridade mínima exigida, ou seja, obter pelo menos 1 ponto no caso da função de Recenseador, e pelo menos 5 pontos para as funções de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS).

Para Recenseador, haverá um treinamento, de caráter eliminatório e classificatório, composto por etapa de autoinstrução e presencial. Todas as informações do treinamento estão disponíveis no Manual do Recenseador.

Critérios de desempate

Processo seletivo IBGE: critérios de desempate

Confira os critérios de desempate estabelecidos pelo processo seletivo IBGE. Foto: montagem / Pixabay - Canva PRO

Em caso de empate nas notas, será selecionado o candidato que, nesta ordem:

  1. Tiver idade igual ou superior a 60 anos completos até o último dia de inscrição, conforme o disposto no Estatuto do Idoso;
  2. Tiver exercido efetivamente a função de jurado, conforme o art. 440 do Código de Processo Penal com a redação dada pela Lei nº 11.689/2008;
  3. Possuir a maior idade.

Processo seletivo IBGE: edital completo

Todas as informações sobre a seleção realizada pelo IBGE podem ser conferidas em seu edital completo, publicado no site do Instituto. Dúvidas serão sanadas pelo telefone 0800 721 8181, pelo e-mail ibge@ibge.gov.br ou com a Ouvidoria/Fala.BR.

Edital anterior IBGE

Em agosto o IBGE já havia publicado um edital de processo seletivo (nº 18/2022). As vagas também foram para Recenseador, Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor e destinadas a diversos município do Brasil. Na ocasião, foi ofertado um total de 6.765 vagas.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade