SME Rio de Janeiro – RJ: 700 vagas imediatas para agentes
Processo seletivo SME Rio de Janeiro abre oportunidades temporárias para nível médio completo na Secretaria Municipal de Educação.
Já está em andamento o processo seletivo SME Rio de Janeiro, com 700 vagas temporárias para Agente de Apoio a Educação Especial (AAEEs/nível médio). O certame simplificado oferta salários de R$ 1,3 mil, conforme edital nº 02/2022, publicado pela Secretaria Municipal de Educação.
Todos os inscritos serão selecionados em etapa única simplificada de análise curricular (formação acadêmica e experiência profissional).
Processo seletivo SME Rio de Janeiro: inscrições gratuitas

O site institucional recebe inscrições entre os dias 8 e 22 de dezembro de 2022, sem cobrança de taxa de participação.
Edital SME Rio de Janeiro: vagas para agentes
Para jornadas de 40 horas semanais, a remuneração está fixada em R$ 1.350,63. O requisito exigido para candidatura é ensino médio completo. Os profissionais selecionados terão direito a vale-alimentação/refeição e às garantias trabalhistas previstas em lei.
“Caberá ao Agente de Apoio a Educação Especial (AAEE) contratado por tempo determinado prestar apoio nas atividades executadas pelo Professor Regente e/ou Direção, contribuindo para o oferecimento de espaço físico e de convivência adequados à segurança, ao desenvolvimento e ao bem-estar social, físico e emocional dos alunos”, pontua o edital.
Entre as 700 vagas disponíveis, o edital estipula quantitativos para candidatos negros e indígenas, além de pessoas com deficiência – PcD.
Quais as etapas do processo seletivo SME Rio de Janeiro?
Única fase do certame, a prova de títulos e tempo de experiência profissional levará em conta a seguinte pontuação:
- Curso de magistério, nível médio, na modalidade formação de professores – 1 ponto;
- Curso na área de Educação Especial com carga horária mínima de 40 horas – 2 pontos;
- Curso de extensão na área de Educação Especial com carga horária de 120 horas – 1 ponto;
- Graduação em Pedagogia ou licenciaturas – 1 ponto;
- Pós-graduação em Educação Especial, com extensão mínima de 360 horas – 0,5 ponto;
- Curso livre na área da Educação – 0,5 ponto;
- Experiência profissional comprovada em CTPS nas funções de agente de apoio à inclusão, mediador e/ou cuidador na educação básica – 2 pontos;
- Experiência comprovada via contratos de trabalho ou administrativos nas funções de agente de apoio à inclusão, mediador e/ou cuidador na educação básica – 2 pontos.
Em caso de empate entre classificados, serão consideradas as maiores pontuações obtidas em experiência comprovada e títulos, sucessivamente. Por fim, se necessário, será levado em conta o critério idade mais elevada.
Saiba mais
Os contratos administrativos serão celebrados pelo prazo de um semestre, com possibilidade de renovação por mais três meses. Já a seleção simplificada é válida por um ano, podendo ser prorrogada por igual período.
Outras informações sobre o processo seletivo SME Rio de Janeiro para AAEE podem ser acessadas no edital de abertura ou, em caso de dúvidas, solicitadas diretamente pelo telefone: (21) 3460-1746.
Leia também