O processo seletivo Prefeitura do Rio de Janeiro, regido pelo edital SME nº 45/2023, foi divulgado visando o preenchimento de vagas temporárias destinadas a profissionais com formação de nível superior. A Secretaria Municipal de Educação irá preencher 1.162 vagas, incluindo aquelas destinadas aos candidatos negros, indígenas e pessoas com deficiência (PcD).
As contratações temporárias terão uma duração inicial de até seis meses, com a possibilidade de prorrogação de acordo com a demanda e necessidade do município.
Vagas em disputa no processo seletivo Prefeitura do Rio de Janeiro
As oportunidades a serem preenchidas nessa seleção se destinam às seguintes funções:
- Professor para atuação em Ensino Fundamental – Anos Iniciais;
- Professor para atuação em Educação Infantil;
- Professor para atuação em Ensino Fundamental – Matemática;
- Professor para atuação em Ensino Fundamental – Educação Física;
- Professor para atuação em Ensino Fundamental – Arte;
- Professor para atuação em Ensino Fundamental – Inglês;
- Professor para atuação em Ensino Fundamental – Geografia.
As vagas de Professores nas matérias informadas exigem o ensino superior em nível de licenciatura na respectiva área.
Para Professor de Anos Iniciais e de Educação Infantil, é necessário possuir requisitos específicos, que podem ser consultados no edital do processo seletivo Prefeitura do Rio de Janeiro.
Essas oportunidades serão distribuídas entre as diversas Coordenadorias Regionais de Educação (E/CRE). Os bairros que correspondem a cada uma das CRE’s podem ser conferidos no mapa disponível no Anexo II do edital.
A remuneração dos profissionais varia conforme a vaga em disputa e carga horária, podendo chegar a R$ 6.018,55.
Mesmo sendo oportunidades temporárias, os contratados terão direito a benefícios como:
- Licença maternidade e licença paternidade;
- Férias proporcionais indenizadas;
- 13º salário proporcional;
- Recolhimento do FGTS;
- Vale-alimentação/refeição;
- Vale-transporte.
Saiba como se inscrever no processo seletivo Prefeitura do Rio de Janeiro
As inscrições para o processo seletivo serão realizadas entre as 10h do dia 06 de setembro e as 23h59 do dia 13 de setembro de 2023.
Os interessados poderão efetuar o cadastro gratuitamente pelo site de processos seletivos da Prefeitura do Rio de Janeiro, devendo preencher a ficha de inscrição.
Depois de realizado o cadastro, será necessário enviar a documentação comprobatória da habilitação e os comprovantes de titulação e experiências profissionais, por meio do Portal Carioca Digital, conforme orientações específicas do edital.
Se tiver alguma dificuldade para realizar a inscrição, entre em contato pelo e-mail gerenciaderecrutamentoeselecao@gmail.com ou pelos seguintes telefones: 2976-3361 / 2976-1103 / 2976-1612 / 2976-1617 / 2976-3854.
Como será a avaliação dos candidatos?
O processo seletivo terá uma única etapa, de caráter eliminatório e classificatório, envolvendo a avaliação dos títulos e da experiência profissional dos candidatos.
Com relação aos títulos, serão computados os cursos de pós-graduação lato sensu, mestrado e doutorado, valendo até 24 pontos.
Já com relação à experiência profissional, será computado o tempo trabalhado como Professor no ensino público ou privado. Nesse critério, será estabelecida a pontuação máxima de 20 pontos.
Em caso de empate, serão adotados os seguintes critérios de desempate:
- Maior pontuação em experiência;
- Maior pontuação em títulos;
- Candidato mais idoso.
Edital completo e validade do certame
Para saber todos os detalhes do certame, consulte o edital publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, edição de 04 de setembro de 2023, a partir da página 64.
O prazo de validade do processo seletivo é de 12 meses, a contar da publicação do edital, sendo admitida prorrogação, conforme necessidade da Secretaria Municipal de Educação.