Processo seletivo Prefeitura de Bambuí, no estado de Minas Gerais, abriu novo edital de nº 05/2023 para o preenchimento de três vagas nos cargos de Assistente Social, Biomédico e Fonoaudiólogo. Além disso, a seleção visa preencher o cadastro de reservas (CR) da Secretaria Municipal de Saúde.
A remuneração ofertada transita entre R$ 1.320,00 e R$ 2.594,98, para carga horária semanal de 20 e 30 horas, a depender do cargo. O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, a ser contado a partir da data de homologação do resultado final. O período poderá ser prorrogado por tempo igual, se necessário.
Processo seletivo Prefeitura de Bambuí – MG: etapas
A primeira etapa do processo seletivo é a efetivação da inscrição. Para isso, o candidato deverá entregar um envelope de inscrição na Secretaria de Saúde, localizada na Av. Armando Franco, Bambuí Shopping, sala 46, Centro, Bambuí-MG.
O período destinado para os registros é de 07 a 14 de novembro de 2023, das 08h30 às 10h30min e das 13h às 16h30min. No interior do envelope de inscrição, será necessário conter os seguintes documentos pessoais:
- Documento de identidade com foto (de acordo com a lei);
- Título de eleitor e comprovante de votação;
- Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF);
- Certificado de reservista ou de dispensa, em caso de candidatos do sexo masculino;
- Comprovante de residência atualizado;
- Comprovante de conclusão de escolaridade (de acordo com o cargo);
- Cartão PIS-PASEP ou cópia da Carteira de Trabalho com o número do PIS;
- Certidão de casamento, se for o caso;
- Atestado de antecedentes criminais;
- Comprovante de registro no órgão de classe;
- Comprovantes de certificados (para a prova de títulos).
A seleção será feita por meio de verificação de títulos, portanto, o envelope de inscrição do candidato deverá conter, além dos documentos exigidos para a inscrição, os demais que comprovem as titulações que pontuam. As documentações de títulos que podem ser usadas são:
- Experiência profissional;
- Título de conclusão de curso de pós-graduação stricto sensu (doutorado);
- Título de conclusão de curso de pós-graduação stricto sensu (mestrado);
- Título de conclusão de curso de pós-graduação lato sensu (especialização);
- Certificado de Curso/Congresso/Seminário/Simpósio.
O candidato deverá consultar o edital para entender as especificidades da tabela de pontuação, observando os critérios e limite de pontos que cada titulação poderá ter.
Prefeitura de Bambuí – MG: conheça a história do município
A história de Bambuí, localizada em Minas Gerais, Brasil, começou em 1720 com a chegada do primeiro homem branco, João Veloso de Carvalho. O povoamento ganhou força com a abertura da “Picada de Goiaz” em 1736 e a chegada do Mestre de Campo Inácio Corrêa Pamplona, que também teve ligação com a Inconfidência Mineira.
A capela de Santana e Maria Santíssima foi construída em 1769, marcando o início do povoado, e Pamplona é considerado o fundador de Bambuí. A cidade obteve sua emancipação política em 1881.
A chegada da Estrada de Ferro Goiaz em 1910 impulsionou o progresso da cidade. Vários prefeitos contribuíram para o desenvolvimento da infraestrutura, incluindo energia elétrica, abastecimento de água, esgotos sanitários e usinas hidrelétricas.
No século XVIII, a região de Bambuí abrigou quilombos, sendo o maior deles o quilombo do Mamboi. Eles foram destruídos durante a Guerra de 1759 por Bartolomeu Bueno do Prado.
O nome “Bambuí” pode ter origem na região africana de Bambuí, em Camarões, de onde escravos provavelmente vieram e deram esse nome ao quilombo estabelecido na área.
Fonte: Livro e DVD “Bambuí nas Trilhas da Picada de Goiaz” de Lindiomar J. Silva. Para saber mais sobre a cidade de Bambuí, em Minas Gerais, acesso o site da Prefeitura Municipal.