Liberado mais um edital, de nº 01/2023, para a realização do processo seletivo Polícia Científica do Pará (PCEPA), que abre um total de quatro vagas para funções de níveis fundamental, médio e superior. Além da fase de inscrição, o certame contará com análise documental e curricular e entrevista pessoal.
Há chances para lotação nas cidades de Belém, Castanhal e Paragominas, com remunerações que podem variar de R$ 1.215,50 a R$ 10.469,46, mais benefícios.
Funções do processo seletivo Polícia Científica do Pará
Há uma vaga imediata para a função de Auxiliar Operacional, que requer nível fundamental completo e possui lotação em Belém. A jornada é de 30 horas semanais.
Uma vaga também é oferecida para a função de Auxiliar Técnico de Perícias – Necropsia. Além do nível médio, é importante ter formação como Técnico em Enfermagem, capacitação técnica em Necropsia e registro no COREN. A jornada é de 40 horas semanais e a lotação será em Castanhal.
Por último, são duas vagas no posto de Perito Médico Legista (40 horas semanais), que exige nível superior em Medicina e registro no órgão de classe. A lotação será em Castanhal e Paragominas.
Processo seletivo Polícia Científica do Pará: inscrição
Inscreva-se pelo portal eletrônico do Sistema Integrado de Processo Seletivo Simplificado do Estado do Pará (SIPROS), nos dias 18 e 19 de maio de 2023, sem se preocupar com pagamento de taxa, pois não há.
Lembre-se de que é necessário anexar os documentos digitalizados em formato JPEG, JPG, PNG ou PDF. Confira quais são eles:
- Comprovantes de escolaridade;
- Diploma de pós-graduação, caso possua;
- Currículo vitae com foto recente;
- Comprovações de experiência profissional;
- Comprovações de qualificação profissional;
- CPF, RG, Certidão de Nascimento, Título Eleitoral com quitação;
- Carteira de reservista ou comprovante de dispensa, para candidatos do sexo masculino;
- Comprovante de residência;
- Certidões negativas de antecedentes;
- Comprovante de registro em órgão de classe, se for o caso.
Classificação no processo seletivo Polícia Científica do Pará
Serão analisados os documentos dos inscritos classificados em até duas vezes o número de vagas para cada uma das funções disponíveis, respeitando-se os critérios de desempate. Veja alguns dos itens que receberão pontos, mas os critérios são relativos, pois dependem da função em disputa:
- Graduação – 2,5 pontos;
- Especialização – 3,5 pontos;
- Mestrado – 4,5 pontos;
- Doutorado – 6,5 pontos;
- Diploma de ensino médio – 8,5 pontos;
- Diploma de ensino técnico – 8,5 pontos;
- Diploma de ensino fundamental – 17 pontos;
- Tempo de serviço – 0,3 ponto por ano completo, até 10 pontos (estágios ou voluntariados não serão aceitos); e
- Cursos de qualificação ou capacitação profissional na área a que concorre – 1 ponto para cada 40 horas, até 10 pontos.
Para a entrevista serão convocados até três vezes o número de vagas, desde que estejam classificados na fase anterior. Serão analisados:
- Habilidade de comunicação – 2,5 pontos;
- Capacidade de trabalho em equipe – 2,5 pontos;
- Habilidades técnicas e domínio do conteúdo de sua área – 2,5 pontos;
- Comprometimento – 2,5 pontos.
Leia o edital completo no site do SIPROS para ficar atualizado sobre todos os outros detalhes do certame. Se tiver dúvidas, contate a organização pelo formulário disponível na página eletrônica.