Divulgadas as organizadoras da maioria das vagas do próximo processo seletivo IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)! Para quem não se recorda, o órgão preencherá um total de 8.141 postos temporários, segundo o que está determinado em portaria conjunta do dia 17 de maio de 2023.
Segundo o extrato de dispensa nº 3/2023, o Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon) será o responsável pela realização do certame que ofertará 148 vagas de Agente Censitário de Mapeamento. Esse contrato custará o valor de R$ 223,5 mil.
Já no extrato dispensa nº 4/2023 foi oficializada a contratação do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC, que, por sua vez, selecionará para as funções de:
- Agente de Pesquisas e Mapeamento (6.742 vagas);
- Supervisor de Coleta e Qualidade (806 vagas);
- Agente de Pesquisas por Telefone (276 vagas); e
- Supervisor de Pesquisas por Telefone (49 vagas).
Por último, o IBGE também já nos confirmou, por meio da sua Coordenação de Comunicação Social, que, para as 120 vagas de Codificador, o contratado foi o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN).
Processo seletivo IBGE: vagas por nível de escolaridade
As ocupações que serão providas pelo IBGE têm como requisito básico a seguinte escolaridade:
- Nível médio: Agente Censitário de Mapeamento (148 vagas), Agente de Pesquisas e Mapeamento (6.742 vagas), Agente de Pesquisas por Telefone (276 vagas) e Codificador (120 vagas).
- Nível superior: Supervisor de Coleta e Qualidade (806 vagas) e Supervisor de Pesquisas por Telefone (49 vagas).
Segundo a portaria autorizativa conjunta, o prazo de duração dos contratos será de até um ano, passível de prorrogação. Já o prazo de divulgação dos editais de abertura dos certames será de até seis meses, contados a partir da data de publicação da portaria conjunta (ou seja, no máximo, até novembro de 2023).
Processo seletivo IBGE: classificação dos inscritos
Analisamos, para ter exemplos, quatro seleções públicas recentes do IBGE e observamos que não há aplicação de prova escrita de qualquer modalidade (objetiva ou subjetiva). Os inscritos geralmente são classificados por meio da pontuação obtida nos títulos apresentados no ato da inscrição, uma etapa de caráter classificatório e que leva em consideração alguns critérios de pontuação.
Nos casos de empate entre candidatos com a mesma pontuação, foram fatores levados em consideração: a idade igual ou superior a 60 anos e o exercício da função de jurado.
Concurso IBGE para efetivos continua em pauta
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística solicitou em 2023 a abertura de mais de 3 mil vagas para realização de seu concurso para funcionários efetivos. A proposta será para reposição de cargos de níveis médio (mais de 1,8 mil postos) e superior (quase 1,2 mil vagas).
A nova solicitação traz um quantitativo maior do que a do ano passado, que foi de 2,5 mil vagas. Os cargos esperados serão distribuídos para todas as unidades da federação, nas ocupações abaixo:
- Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (ensino médio completo) – 1.848 vagas solicitadas;
- Profissionais com ensino superior completo – 1.196 vagas solicitadas.
O último concurso para contratação de efetivos do IBGE foi lançado no ano de 2015, sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas. O fato é que o órgão tem contratado muito mais temporariamente, uma vez que está em curso o Censo Demográfico. Até aqui, já foram abertas mais de 200 mil vagas temporárias para Recenseadores e Agentes.