A Seção Judiciária do estado do Rio de Janeiro vai contratar estudantes de nível superior. O processo seletivo para estágio Justiça Federal RJ será no formato supervisionado, visando complementação do ensino, além de garantir experiência de trabalho para os graduandos.
As oportunidades são para lotação na capital estadual, também chamada de Rio de Janeiro. A validade da seleção será de 12 meses, começando a contar a partir da homologação do resultado final. Veja na matéria abaixo os principais detalhes desse certame. Depois, navegue pelo nosso site e confira outros editais de concursos abertos.
Estágio Justiça Federal RJ: quem pode participar?
O processo seletivo é voltado para estudantes do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo. Esses devem estar matriculados com frequência ativa entre o 4º e o 7º período da graduação em uma das instituições de ensino conveniadas ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Entre os requisitos estão:
- Ter coeficiente de rendimento acumulado maior ou igual a 6,0 pontos;
- Não pode ter vínculo profissional ou de estágio ou de sociedade com advogados atuantes nos processos da Justiça Federal;
- Não pode ser militar da União, estados ou do Distrito Federal;
- Não pode ser servidor do Ministério Público.
Os contratados receberão bolsa-auxílio de R$ 1 mil para jornadas de 4 horas diárias de trabalho, o que converge em carga horária semanal de 20 horas. As atividades deverão ser exercidas dentro do expediente do órgão, que funciona das 11h às 19h.
Além disso, o estagiário da Justiça Federal do RJ receberá auxílio-transporte no valor de R$ 8,60 por dia trabalhado. No entanto, o benefício não pode ultrapassar 22 dias úteis. O edital determina que, em caso de necessidade de trabalho remoto, o auxílio não será pago.
Estágio Justiça Federal RJ: como se inscrever?
Para participar do processo seletivo de estagiários, é necessário fazer a inscrição no período que vai de 29 de setembro até as 17h do dia 10 de outubro de 2023. Os interessados no estágio Justiça Federal RJ deverão enviar e-mail para estagio@jfrj.jus.br. A mensagem deverá conter:
- Assunto: “PROCESSO SELETIVO 2023 – ÁREA ADM DA SJRJ – CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – HABILITAÇAO EM JORNALISMO”;
- Ficha de inscrição preenchida e assinada (disponível no site da Justiça Federal);
- Documento oficial de identificação com foto (RG, CTPS, CNH etc) e CPF;
- Comprovante de residência;
- Declaração da instituição de ensino, com o nome do curso e o período em que o estudante estiver matriculado;
- Histórico escolar atualizado que conste registro de desempenho no coeficiente de rendimento acumulado (CRA) igual ou superior a 6,0 pontos;
- Foto 3×4 colorida com fundo branco.
Estágio Justiça Federal RJ: como será a seleção?
A aprovação dos candidatos ao processo seletivo será feita com base nas informações enviadas por e-mail no ato da inscrição. O critério será o CRA. Desse modo, quem tiver o maior coeficiente deve ser selecionado. Em caso de empate, o estágio Justiça Federal RJ utilizará as seguintes regras de desempate:
- quem estiver cursando a graduação há mais tempo;
- candidato com maior idade.
Saiba mais
Antes de se inscrever no processo seletivo para estagiários, leia o edital completo com bastante atenção para não ser pego de surpresa. O documento pode ser encontrado no site da Justiça Federal do Rio de Janeiro. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo número (21) 3512-0232.