Concurso SEAS Ceará: banca contratada; 1.080 vagas previstas

Concurso SEAS Ceará define organizadora e divulga cargos e quantitativos. Confira todas as novidades.

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará acaba de escolher a Funece como banca organizadora do próximo concurso Seas Ceará. Assim, a abertura do edital está cada vez mais próxima. Outro ponto já confirmado é o quantitativo de vagas efetivas: 1.080 distribuídas entre socioeducadores (nível médio) e analistas (superior).

continua depois da publicidade

Descubra a seguir tudo o que já se sabe a respeito do próximo concurso Seas CE. Acesse também provas e gabaritos do edital mais recente, lançado há dois anos.

Novo concurso Seas Ceará: situação atual

Leia também

Com a banca definida, o edital está cada vez mais próximo de ser lançado, já que se trata da única etapa que antecede a abertura de inscrições.

No mês passado, o governo estadual confirmou a abertura dos 1.080 cargos efetivos. Antes disso, em outubro, já havia adiantado que a Seas estaria entre os nove órgãos públicos com editais confirmados para contratação de efetivos.

continua depois da publicidade

Escolhida como banca organizadora, a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) também foi a responsável pelo edital Seas mais recente, datado de 2021.

A tendência, portanto, é que o novo concurso da pasta tenha diretrizes semelhantes às do último seletivo.

Edital Seas Ceará: cargos, requisitos e salários

Quantitativo de vagas e número de cargos já estão confirmados pela Superintendência Estadual, que ainda não revelou os salários atualizados. O quantitativo está assim distribuído:

  • 964 vagas para Socioeducador – ensino médio completo;
  • 116 vagas para Analista Socioeducativo – ensino superior completo.

A expectativa é que os vencimentos fiquem na mesma faixa do certame de dois anos atrás, quando os valores iniciais estavam fixados em R$ 2.266 para todos os cargos.

Último concurso Seas Ceará

Em 2021, as 173 vagas abertas ficaram divididas entre estes quatro cargos:

continua depois da publicidade
  • Socioeducador – 143 vagas imediatas;
  • Psicólogo – 16 vagas;
  • Assistente Social – 9 vagas;
  • Pedagogo – 5 vagas.

Os candidatos passaram por duas etapas seletivas, a começar pela prova objetiva, com acréscimo da avaliação de títulos.

Edital Seas Ceará: provas e etapas

Primeira fase do certame, a prova objetiva do último concurso Seas CE foi aplicada simultaneamente em três cidades:

  • Fortaleza;
  • Juazeiro do Norte;
  • Sobral.

Os 50 tópicos de múltipla escolha foram assim definidos:

  • Língua portuguesa – 10 questões;
  • Direitos humanos – 15 questões;
  • Legislação especial – 15 questões;
  • Regimento interno das unidades da Seas – 10 questões.

Todas as disciplinas tiveram peso idêntico para cálculo da nota. Quem acertou pelo menos metade da prova objetiva passou também pela análise de títulos, etapa estritamente classificatória/não obrigatória.

continua depois da publicidade

Para fins de pontuação, foram levados em conta tempo de experiência profissional na área pleiteada (todos os cargos) e cursos de pós-graduação (para assistentes, psicólogos e pedagogos).

Provas Seas Ceará: conteúdo programático

Cargos que exigem ensino médio

Língua Portuguesa
  • Compreensão e interpretação de texto; Ortografia; Acentuação gráfica; Sílaba (separação e classificação); Encontros vocálicos e consonantais; Classes Gramaticais (substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, crase, conjunção, interjeição); Formação das palavras; Sintaxe (frase, oração, tipos de sujeito, predicado, objeto direto e indireto); Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal. Direitos Humanos. O conceito de direitos humanos. A evolução histórica dos Direitos Humanos. Noções gerais sobre Direitos Humanos. Os direitos humanos na Organização das Nações Unidas. Os direitos humanos na Organização dos Estados Americanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Corte Interamericana de Direitos Humanos. A natureza jurídica da incorporação de normas internacionais. Regras mínimas das Nações Unidas para proteção de jovens privados de liberdade. Regras mínimas das Nações Unidas para a Administração da Justiça da Infância e da Juventude – Regras de Beijing. Convenções da ONU sobre os direitos da criança.
Legislação Especial
  • Lei Federal nº 8.069 de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) e suas alterações; Lei Federal nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012 (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – Sinase) e suas alterações; Lei Federal Nº 9.455 de 07 de abril de 1.997 (Lei da Tortura) e suas alterações; Lei Federal Nº 8.742, de 07/12/1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social (Suas) e suas alterações. Lei Federal Nº 8.080, de 19/09/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes (SUS) e suas alterações.
Regimento interno das unidades da Seas
  • O Regimento Interno das Unidades da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), fonte para a elaboração de questões, será disponibilizado no endereço eletrônico da Seleção (www.uece.br/cev).

Cargos que exigem ensino médio

Língua Portuguesa
  • Compreensão e interpretação de texto; Vocabulário; Gramática (ortoepia e prosódia); Acentuação gráfica; Ortografia; Homófonos e parônimos; Hífen; Crase; Regência; Concordância; Colocação; Pontuação; Estrutura das palavras; Formação das palavras; Classes de palavras; Flexões das palavras. Direitos Humanos O conceito de direitos humanos. A evolução histórica dos Direitos Humanos. Noções gerais sobre Direitos Humanos. Os direitos humanos na Organização das Nações Unidas. Os direitos humanos na Organização dos Estados Americanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Corte Interamericana de Direitos Humanos. A natureza jurídica da incorporação de normas internacionais. Regras mínimas das Nações Unidas para proteção de jovens privados de liberdade. Regras mínimas das Nações Unidas para a Administração da Justiça da Infância e da Juventude – Regras de Beijing. Convenções da ONU sobre os direitos da criança.
Legislação Especial
  • Lei Federal nº 8.069 de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) e suas alterações; Lei Federal nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012 (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – Sinase) e suas alterações; Lei Federal Nº 9.455 de 07 de abril de 1.997 (Lei da Tortura) e suas alterações; Lei Federal Nº 8.742, de 07/12/1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social (Suas) e suas alterações. Lei Federal nº 8.080, de 19/09/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes (SUS) e suas alterações.
Regimento interno das unidades da Seas
  • O Regimento Interno das Unidades da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), fonte para a elaboração de questões, será disponibilizado no endereço eletrônico da Seleção (www.uece.br/cev).

Saiba mais

“O Sistema Socioeducativo do Ceará é composto por 19 centros (11 em Fortaleza e oito no interior), cerca de 960 socioeducadores e 496 jovens socioeducandos”, informa a pasta.

continua depois da publicidade

Acesse gratuitamente a prova e edital do último concurso Seas Ceará. Outras informações sobre o novo certame serão atualizadas pela equipe Concursos no Brasil sempre que houver novidades.

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade