Concurso Prefeitura de Manaus - AM: 200 vagas para Guarda Municipal

Concurso Prefeitura de Manaus, no estado do Amazonas, oferta oportunidades de nível médio. Confira como realizar a inscrição no certame.

Foi anunciado o edital nº 01/2023 do concurso Prefeitura de Manaus, no estado de Amazonas, que irá preencher 200 vagas efetivas, além de formar cadastro de reserva, destinadas ao cargo de Guarda Municipal. As oportunidades são para profissionais de nível médio, que irão atuar na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMSEG).

continua depois da publicidade

A banca organizadora responsável pela execução do certame e pela aplicação das suas principais etapas será o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Detalhes das vagas em disputa no concurso Prefeitura de Manaus

Das 200 vagas em disputa no certame, 190 são de ampla concorrência e 10 estão reservadas para pessoas com deficiência (PcD). Conforme citado na introdução desta matéria, todas as vagas são para o cargo de Guarda Municipal.

Leia também

Quem quiser concorrer a uma das vagas deverá possuir o ensino médio completo e cumprir todos os requisitos do cargo exigidos em edital.

continua depois da publicidade

O vencimento mensal é de R$ 2.689,78 para uma jornada de 40 horas semanais e os profissionais terão direito a outros benefícios, como:

  • Gratificação de periculosidade;
  • Auxílio-alimentação;
  • Auxílio-transporte;
  • Gratificação de salário produtividade.

Saiba como se inscrever no concurso Prefeitura de Manaus

As inscrições no concurso serão realizadas entre as 09h do dia 11 de dezembro e as 23h do dia 15 de janeiro de 2024, somente via internet, pelo site do IBFC.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 110 e, dentro do prazo estabelecido no cronograma, será possível solicitar a isenção da taxa em algumas situações. Leia o edital do certame para saber os detalhes.

continua depois da publicidade

️Concurso Guarda Manaus: etapas de avaliação

O concurso público será composto pelas seguintes etapas:

  1. Prova objetiva: de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Prova de redação: de caráter eliminatório e classificatório;
  3. Teste de Aptidão Física (TAF): de caráter eliminatório;
  4. Exames médicos: de caráter eliminatório;
  5. Avaliação psicológica: de caráter eliminatório;
  6. Curso de Formação: de caráter eliminatório e classificatório.

As provas escritas, que consistem nas questões objetivas e redação, estão previstas para serem aplicadas na data provável de 18 de fevereiro de 2024.

A prova objetiva valerá 70 pontos e será composta por 60 questões distribuídas entre as seguintes áreas de conhecimento:

continua depois da publicidade
  • Conhecimentos Gerais: 10 questões de Língua Portuguesa, 5 questões de Noções de Informática e 5 questões de Geografia e História de Manaus;
  • Conhecimentos Específicos: 25 questões de Noções de Direito e 15 questões de Legislação.

É necessário obter a nota mínima de 35 pontos do total da prova objetiva, além de atingir o mínimo exigido em cada uma das áreas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, conforme estipulado no edital.

Já a prova de redação valerá 20 pontos e os candidatos deverão obter o mínimo de 10 pontos para serem habilitados. O texto a ser redigido pelos candidatos deve conter entre 20 e 30 linhas.

O Teste de Aptidão Física será dividido em execução de barra fixa, abdominais, salto em distância e corrida de 12 minutos.

Não deixe de conferir como serão as demais etapas do certame no edital do concurso Guarda Manaus AM.

Edital e outras informações

Concurso Prefeitura de Manaus, Prefeitura de Manaus, edital Prefeitura de Manaus, vagas Prefeitura de Manaus.

Mais informações sobre o concurso Prefeitura de Manaus. Imagem: montagem/Pexels - Canva Pro

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do seu resultado final, podendo haver uma única prorrogação, por igual período.

Demais detalhes sobre o concurso Guarda Manaus AM estão disponíveis em seu edital, publicado no site do IBFC.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a banca organizadora pelo e-mail concurso@ibfc.org.br ou pelo telefone (11) 4788-1430. O atendimento ocorre das 09h às 17h, em dias úteis.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade