Foi lançado o mais recente concurso Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco. Segundo o edital, que está sob os cuidados da Fundação Getúlio Vargas, a oferta é de 627 vagas, mais formação de cadastro de reserva, para os cargos de Professor 1 e Professor 2.
O prazo de validade do certame é de dois anos, mas existe possibilidade de ser prorrogado, a depender das necessidades da Secretaria Municipal de Educação. As inscrições custam R$ 78,00 e seguem abertas de 6 de março a 10 de abril de 2023.
Edital Jaboatão: confira os cargos disponíveis
Os cargos de Professor 1 têm como requisito a comprovação do Magistério completo ou do curso de Pedagogia. As áreas com vagas são:
- Professor 1;
- Professor 1 – Brailista; e
- Professor 1 – Intérprete de Libras.
Já os cargos de Professor 2 exigem graduação em curso de licenciatura plena na área de seu interesse, que pode ser:
- Professor 2 – Matemática;
- Professor 2 – Língua Portuguesa;
- Professor 2 – Ciências;
- Professor 2 – História;
- Professor 2 – Geografia;
- Professor 2 – Língua Inglesa;
- Professor 2 – Arte; e
- Professor 2 – Educação Física.
Concurso Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes: inscrições
Pela página do concurso hospedada no site da Fundação Getúlio Vargas, é possível se inscrever no período já informado (das 16h de 6 de março até 16h do dia 10 de abril de 2023). Pague o valor de R$ 78,00, tão somente.
Verifique diretamente no edital quais são as condições para se pedir isenção do valor dessa taxa. Havendo dúvidas sobre qualquer aspecto do regulamento, envie mensagem para concursosmejaboatao23@fgv.br.
Etapas do concurso Jaboatão dos Guararapes
A prova escrita objetiva, a prova discursiva (redação) e a prova de avaliação de títulos são voltadas para todos os candidatos inscritos. Já a prova prática somente se destina ao cargo de Professor 1 – Brailista e Intérprete de Libras.
As provas escritas objetiva e discursiva serão aplicadas no próprio município do Jaboatão dos Guararapes, provavelmente no dia 2 de julho de 2023, das 8h às 12h30 para o cargo de Professor 1 e das 15h às 19h30 para o cargo de Professor 2. As 70 questões objetivas estão distribuídas da seguinte forma:
Professor 1 – nível médio
- Referência Curricular Municipal (para todos);
- Legislação (para todos);
- Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ensino da Língua Portuguesa (para todos);
- Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ensino da Matemática (para todos);
- Fundamentos de Educação (para todos);
- Conhecimentos Específicos de Ciências da Natureza, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática (para Professor 1 – Intérprete de Libras e Brailista).
Professor 2 – nível superior
- Língua Portuguesa (para todos);
- Referencial Curricular Municipal (para todos);
- Legislação (para todos);
- Fundamentos da Educação (para todos);
- Conhecimentos Específicos (conforme a área de atuação): Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.