Nome sujo pode impedir participação em concurso público, segundo STF

O Supremo Tribunal Federal determinou que o nome sujo pode impedir participação em concurso público. Veja outras sanções.

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) estabeleceu, por votação da maioria, que nome sujo pode impedir participação em concurso público. Além disso, será permitida a apreensão do passaporte ou da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para obrigar devedores a quitarem as dívidas.

Há uma condição para que as sanções sejam impostas. De acordo com a decisão dos ministros, a apreensão dos documentos será possível se respeitar os princípios da proporcionalidade e razoabilidade. Além disso, dívidas alimentares também estão livres da apreensão de CNH e passaporte.

Nome sujo pode impedir participação em concurso público

Durante sessão realizada no dia 9 de fevereiro, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram e decidiram pela constitucionalidade da Justiça determinar a apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do passaporte de endividados inadimplentes. A votação teve 10 posicionamentos favoráveis e um contra.

Na oportunidade, o plenário analisou uma ação do Partido dos Trabalhadores (PT) que contestava uma medida coercitiva contra pessoas endividadas. Assim, o STF entendeu também que podem ser aplicadas ações de proibição na participação da pessoa em concursos e em licitações com o poder público.

Essas sanções já estão previstas no Código de Processo Civil, com objetivo de obrigar o devedor a quitar com as dívidas. Contudo, as medidas só podem ser aplicadas se não afetarem direitos fundamentais, como de acesso à saúde e à segurança.

Além disso, não podem ser desequilibradas em relação à irregularidade cometida. Quem usa a CNH para trabalhar, por exemplo, não terá o documento apreendido.

Vale lembrar que, conforme previsto em lei, qualquer dívida, independentemente de sua origem, pode ser cobrada judicialmente se o devedor, mesmo após contatado, não responder às alternativas para dar fim ao débito.

De acordo com a última pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em janeiro de 2023, 29,9% das famílias brasileiras estavam inadimplentes.

Como saber se estou com o nome sujo?

Caso tenha pretensão de tentar um cargo em concurso público, por via das dúvidas, é importante garantir que seu nome não está inserido nos órgãos de restrição de crédito.

O Cadastro de Pessoa Física é um importante documento que informa pendências que comprometem a reputação financeira pessoal. É com a consulta que se descobre dívidas no nome da pessoa e outras irregularidades.

A partir da verificação, é possível procurar por registros de inadimplência, dívidas abertas em bancos, instituições financeiras ou companhias de telefone, por exemplo. Os dados são disponibilizados de maneira completa e exibem detalhamento de valores e a empresa que o inseriu na dívida.

Uma forma de consultar o CPF é acessando o site da Serasa. Ao entrar na plataforma, de maneira gratuita, é possível fazer consulta ao CPF em instantes. Além das dívidas, o cidadão também consegue verificar o seu score junto ao Serasa.

A consulta deve ser realizada também junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), com cadastro gratuito. Após se inscrever, será preciso ativar a conta e voltar ao site para realizar a consulta do CPF. O procedimento possui segurança na autenticação via Google.

Na tela inicial do site do SPC, é possível fazer uma consulta detalhada no CPF para verificar registros em seu nome, além de conferir seu score junto ao Serviço de Proteção ao Crédito.

Caso identifique algum débito, é importante entrar em contato com a empresa credora, para não arriscar perder documentos e ser impedido de prestar concursos públicos.

Leia também

você pode gostar também

Servidores e aposentados podem ter acesso a passagens aéreas de R$ 200

Programa do governo promete dar preferência a servidores e aposentados que buscam passagens aéreas mais em conta, além de estudantes que participaram do Fies.

Próximo feriado prolongado ocorre em abril; confira a data oficial

Pelo calendário oficial, a maioria dos feriados de 2023 cai em datas que permitem ao trabalhador a possibilidade de emendar e garantir maior tempo de descanso.

Alerta: Tempestades e chuvas intensas em mais de 2,3 mil municípios, diz Inmet

Novos alertas para tempestade e chuvas intensas foram emitidos recentemente pelo Inmet. Confira mais sobre as previsões e quais são os riscos em potencial.

NASA: asteroide deve passar próximo da Terra em abril

Embora asteroides próximos sejam comuns, pelo menos quatro passarão muito perto do nosso planeta em 2023, de acordo com dados do NASA's Near-Earth Object (NEO).

Quando devo receber o 13º salário? Confira as regras do pagamento

O pagamento do 13º salário pode ser feito em parcela única ou em duas parcelas, em um período específico do ano. Saiba quando os valores são liberados e como.

Ciclone deve trazer nova frente fria para o Brasil, segundo MetSul

Passagem de frente fria com ciclone acarretou virada de temperatura no Brasil. Começo do outono registrou frio e há expectativa de chuvas em algumas localidades.