Concurso Polícia Penal SP: editais com 1.100 vagas CANCELADOS

Concurso Polícia Penal SP foi cancelado. Oferta era de 1.100 vagas para Agente de Segurança Penitenciária de Classe I, dos sexos masculino e feminino.

A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, cancelou os editais que abriam um total de 1.100 vagas na carreira de Agente de Segurança Penitenciária de Classe I, para os sexos masculino (1.050 vagas) e feminino (50 vagas). Os editais do concurso Polícia Penal SP, segundo o comunicado oficial, serão republicados, assim que uma lei complementar for sancionada.

continua depois da publicidade

Além da escolaridade de nível médio, para disputar uma das vagas, foram exigidas algumas outras condições, mais gerais, que são: ser brasileiro nato, naturalizado ou de nacionalidade portuguesa; ter idade mínima de 18 anos e máxima de 74; estar quite com a Justiça Eleitoral; não registrar antecedentes criminais; e ter declarado Imposto de Renda.

Edital Polícia Penal SP: detalhes sobre as vagas

Como vimos, mais de 95% das vagas no cargo de Agente de Segurança Penitenciária seriam voltadas para candidatos do sexo masculino, isto é, 1.050 postos de trabalho. Desse quantitativo, 997 seriam de ampla concorrência e 53 reservadas para pessoas com deficiência.

Leia também

As 50 vagas restantes se destinariam ao sexo feminino e, destas, 47 seriam para a ampla concorrência e três para candidatas com deficiência. A jornada de trabalho é a mesma.

continua depois da publicidade

O vencimento inicial do cargo seria de R$ 3.515,72, equivalente ao valor fixado para a Classe I, acrescido da gratificação pela sujeição ao Regime Especial de Trabalho Policial.

Como se inscrever no concurso Polícia Penal SP

As inscrições deveriam ser realizadas somente pela página web da organizadora, a Fundação Getúlio Vargas, no período de 19 de julho até às 16h do dia 18 de agosto de 2023.

A taxa cobrada pela participação seria de R$ 75,37. Houve previsão de redução total ou parcial da taxa de inscrição para algumas categorias de candidatos, que seriam:

continua depois da publicidade
  • Candidatos doadores de sangue;
  • Candidatos regularmente matriculados e que percebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados.

O interessado ou a interessada precisaria optar, já na inscrição, pelo município disponível para aplicação da prova. As opções seriam: Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Taubaté.

Provas do concurso Polícia Penal

Primeiramente, os candidatos e as candidatas passariam por uma prova escrita teórico-objetiva, que estava prevista para ser aplicada no dia 1º de outubro de 2023. Constará de 50 questões de múltipla escolha, sobre as matérias de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais.

continua depois da publicidade

As etapas subsequentes seriam: condicionamento físico; aptidão psicológica; e comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada e investigação social.

Leia o edital de forma integral, para não deixar para algum detalhe importante na sua participação no concurso. O aviso de cancelamento foi publicado no DOE SP, Caderno Executivo - Seção III, de 17 de julho de 2023.

Se restarem dúvidas, contate a FGV, através do telefone 0800 2834628 ou do e-mail concursosapsp23@fgv.br.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade