A Polícia Científica do Estado de Pernambuco deverá publicar edital muito em breve, contendo um total de 214 vagas de nível superior. O ato de homologação da autorização do concurso Polícia Científica – PE foi assinado pela governadora, Raquel Lyra no dia 6 de novembro de 2023.
As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de Médico Legista, Médico Perito Criminal e Agente de Medicina Legal. O próximo passo rumo ao concurso será a definição da instituição organizadora.
Situação atual do concurso Polícia Científica PE
Com a autorização do concurso Polícia Científica, em ato de homologação assinado por Raquel Lyra, a expectativa é de que a banca executora seja definida em pouco tempo. Serão 60 vagas para Médico Legista, 77 para Perito Criminal e 77 para Agente de Medicina Legal.
O estado de Pernambuco também está com outros concursos já confirmados na área da segurança pública, a saber: Polícia Militar (2.700 vagas), Corpo de Bombeiros (660 vagas) e Polícia Civil (445 vagas). Veja abaixo o comunicado disponibilizado por Raquel Lyra no seu Instagram oficial:
A gente já havia anunciado os concursos da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar. Agora, como uma forma da gente garantir o reforço de toda a força de segurança pública do Estado, estamos lançando o concurso para a Polícia Científica. Serão 214 vagas, sendo 60 para médicos legistas, 77 para perito criminal e outras 77 para agente de medicina legal. Em breve vamos anunciar a contratação da empresa que ficará responsável pelo concurso, assim como as datas de lançamento do edital e das provas. É dessa forma que a gente vai garantir mais segurança para o nosso estado. Ao todo são mais de 3 mil vagas para reforçar nossas foças de segurança. Simbora!
Os cargos em evidência no próximo concurso serão todos voltados para pessoal de nível superior. No último certame, de 2016, também foi obrigatório possuir Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, categoria “B”, para todos os cargos.
Aguarde a publicação do edital para conferir detalhes, tais como remuneração inicial, requisitos, atribuições e estrutura das provas.
Concurso Polícia Científica – PE: último edital
O último concurso Polícia Científica – PE foi lançado no ano de 2016, tendo como instituição executora o Cebraspe. Ao todo, foram oferecidas 316 vagas nos cargos de:
- Auxiliar de Legista;
- Auxiliar de Perito;
- Perito Papiloscopista;
- Médico Legista;
- Perito Criminal – Área 1: Engenharia Mecânica ou Engenharia Mecatrônica;
- Perito Criminal – Área 2: Engenharia Civil;
- Perito Criminal – Área 3: Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Redes de Comunicação ou Engenharia de Telecomunicações;
- Perito Criminal – Área 4: Química, Química Industrial ou Engenharia Química;
- Perito Criminal – Área 5: Farmácia;
- Perito Criminal – Área 6: Ciências Biológicas ou Biomedicina;
- Perito Criminal – Área 7: Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação;
- Perito Criminal – Área 8: Ciências Contábeis;
- Perito Criminal – Área 9: Engenharia Agronômica, Geologia, Engenharia Ambiental ou Engenharia Florestal;
- Perito Criminal – Área 10: Área: Física;
- Perito Criminal – Área 11: Odontologia;
- Perito Criminal – Área 12: Medicina Veterinária.
A remuneração inicial daquele certame foi de R$ 3.276,42, para Auxiliar de Legista, Auxiliar de Perito e Perito Papiloscopista. Já demais cargos tiveram remuneração de R$ 8.497,62, para jornadas de 40 horas semanais.
Como foram as provas do último concurso Polícia Científica – PE
O Cebraspe realizou o concurso Polícia Científica – PE 2016 utilizando o seu método Cespe de avaliação. Dessa forma, os inscritos passaram por:
- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova de capacidade física, de caráter eliminatório;
- Avaliação psicológica, de caráter eliminatório; e
- Exame médico, de caráter eliminatório.
A etapa de investigação social, que teve caráter eliminatório, ficou sob a responsabilidade da SDS/PE. De igual modo, ficou sob a batuta da SDS/PE a realização do Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório.
As provas escritas (objetivas e discursiva) foram aplicadas nas cidades de Recife e Região Metropolitana, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina.
O que estudar para o concurso Polícia Científica – PE
Os candidatos devem basear seus estudos no programa de provas do último concurso, que contou com as seguintes disciplinas:
Língua portuguesa
- Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
- Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
- Domínio da ortografia oficial.
- Domínio dos mecanismos de coesão textual: emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual; emprego de tempos e modos verbais.
- Domínio da estrutura morfossintática do período: emprego das classes de palavras; relações de coordenação entre orações e entre
termos da oração; relações de subordinação entre orações e entre termos da oração; emprego dos sinais de pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; emprego do sinal indicativo de crase; colocação dos pronomes átonos. - Reescrita de frases e parágrafos do texto: significação das palavras; substituição de palavras ou de trechos de texto; reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto; reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
- Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República): aspectos gerais da redação oficial; finalidade dos expedientes oficiais; adequação da linguagem ao tipo de documento; adequação do formato do texto ao gênero.
Raciocínio lógico
- Estruturas lógicas.
- Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões.
- Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simples e compostas; tabelas-verdade; equivalências; leis de De Morgan; diagramas lógicos.
- Lógica de primeira ordem.
- Princípios de contagem e probabilidade.
- Operações com conjuntos.
- Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Noções de direito penal
- Princípios básicos.
- Aplicação da lei penal: a lei penal no tempo e no espaço; tempo e lugar do crime; lei penal excepcional, especial e temporária; territorialidade e extraterritorialidade da lei penal; pena cumprida no estrangeiro; eficácia da sentença estrangeira; contagem de prazo; frações não computáveis da pena; interpretação da lei penal; analogia; irretroatividade da lei penal; conflito aparente de normas penais.
- O fato típico e seus elementos: crime consumado e tentado; pena da tentativa; concurso de crimes; ilicitude e causas de exclusão; excesso punível; culpabilidade; elementos e causas de exclusão.
- Imputabilidade penal.
- Concurso de pessoas.
- Crimes contra a pessoa.
- Crimes contra o patrimônio.
- Crimes contra a fé pública.
- Crimes contra a administração pública.
- Lei nº 8.072/1990 (delitos hediondos).
- Disposições constitucionais aplicáveis ao direito penal.
Noções de direito processual penal
- Aplicação da lei processual no tempo, no espaço e em relação às pessoas: disposições preliminares do Código de Processo Penal.
- Inquérito policial.
- Ação penal.
- Competência.
- Provas (TÍTULO VII CPP): interceptação telefônica (Lei nº 9.296/1996).
- Prisão e liberdade provisória: lei nº 7.960/1989 (prisão temporária).
- Processo e julgamento dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos.
Estatuto dos Policiais Civis do Estado de Pernambuco
- Lei nº 6.425/1972 e suas alterações.
Conhecimentos específicos
Para consultar esses conteúdos, que foram divididos de forma distinta para cada um dos cargos, consulte o edital completo, disponível no portal do Cebraspe.