A Advocacia-Geral da União disponibilizou seus três novos editais para a reposição de um total de 300 vagas nas carreiras de Procurador da Fazenda Nacional (PFN), Procurador Federal de 2ª Categoria e Advogado da União. O concurso AGU 2023 é organizado pelo Cebraspe.
De acordo com os editais de numerações 1-AGU/2022, 1-Procurador Federal/2022 e 1-PFN/2022, as etapas seletivas serão: pré-inscrição, prova objetiva, provas discursivas, inscrição definitiva, prova oral, sindicância de vida pregressa e avaliação de títulos.
Concurso AGU 2023: cargos e vagas
Os cargos de Procurador da Fazenda Nacional (PFN), de Procurador Federal de 2ª Categoria e de Advogado da União são especificamente voltados para portadores de diploma de curso de graduação de nível superior em Direito.
Além disso, é preciso ter registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, no mínimo, dois anos de prática forense.
Independente da carreira optada pelo candidato, se aprovado em todas as etapas e convocado para assumir um dos cargos, o servidor terá subsídio inicial R$ 21.014,49. Para isso, terá que trabalhar durante 40 horas semanais.
A divisão das vagas imediatas para cada um dos três cargos é a seguinte:
- 75 vagas de ampla concorrência;
- Cinco vagas reservadas para pessoas com deficiência; e
- 20 vagas para pessoas negras.
A lotação dos aprovados será definida tão logo seja divulgado o ato de nomeação e de convocação para escolha de vagas e posse.
Pré-inscrição ao concurso AGU 2023
Com uma taxa no valor de R$ 180,00, será realizada a pré-inscrição somente via site da internet, no endereço eletrônico específico disponibilizado pelo Cebraspe abaixo:
- Inscrição Procurador da Fazenda Nacional
- Inscrição Procurador Federal 2ª Categoria
- Inscrição Advogado da União
A inscrição precisa ser solicitada no período entre 9 de janeiro e 7 de fevereiro de 2023. O pagamento da taxa de pré-inscrição deve ser feito exclusivamente por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). Verifique as condições para se pedir isenção.
Provas do concurso AGU 2023
As provas escritas objetivas (P1) serão aplicadas nas capitais dos 26 estados da federação e no Distrito Federal, provavelmente no dia:
- 30 de abril de 2023 para o cargo de Advogado da União;
- 7 de maio de 2023 para o cargo de Procurador Federal de 2ª Categoria;
- 21 de maio de 2023 para o cargo de Procurador da Fazenda Nacional.
Para consultar os detalhes sobre as outras etapas seletivas do concurso da AGU, visite os links disponibilizados para as inscrições. Os regulamentos foram primeiramente publicados no Diário Oficial da União de 27 de dezembro de 2022 (edital PFN, edital Advogado, edital Procurador Federal).
Se tiver dúvidas relacionadas ao certame, que não forem respondidas com a leitura atenta do edital de interesse, entre em contato com o SAC do Cebraspe, pelo e-mail sac@cebraspe.org.br ou pelo telefone (61) 3448-0100.