Foi publicado o edital nº 1/2024 do concurso CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que visa o provimento de 60 vagas imediatas destinadas a profissionais com grau de escolaridade superior. Haverá reserva para pessoas com deficiência e candidatos negros. A seleção está sendo executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O prazo de validade deste concurso público será por 24 meses, contados da data da publicação da homologação do resultado do concurso no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, uma única vez e por igual período.
Concurso CVM: conheça as vagas
A seguir, os cargos do concurso CVM estão listados de acordo com área de atuação e lotação:
- Inspetor CVM – Perfil 1 – Mercado de Capitais: lotação na cidade de São Paulo;
- Inspetor CVM – Perfil 2 – Mercado de Capitais: lotação na cidade do Rio de Janeiro;
- Inspetor CVM – Perfil 3 – Contabilidade e Auditoria: lotação na cidade do Rio de Janeiro;
- Analista CVM – Perfil 4 – Mercado de Capitais: lotação na cidade do Rio de Janeiro;
- Analista CVM – Perfil 5 – Gestão: lotação na cidade do Rio de Janeiro;
- Analista CVM – Perfil 6 – Contabilidade Pública: lotação na cidade do Rio de Janeiro;
- Analista CVM – Perfil 7 – Ciência de Dados: lotação na cidade do Rio de Janeiro;
- Analista CVM – Perfil 8 – TI / Sistemas e Desenvolvimento: lotação na cidade do Rio de Janeiro;
- Analista CVM – Perfil 9 – TI / Infraestrutura e Segurança: lotação na cidade do Rio de Janeiro.
Quanto ao requisito de nível de escolaridade será exigido nível superior em qualquer área de formação, exceto para os cargos de Inspetor – Contabilidade e Auditoria (Perfil 3) e Analista – Contabilidade Pública (Perfil 6), que será preciso apresentar Diploma de conclusão de curso superior concluído em contabilidade e registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade.
Os profissionais que forem contratados vão ter direito a remuneração inicial no valor de R$ 20.924,80.
Concurso CVM: seleção dos candidatos
Todos os profissionais inscritos no concurso CVM serão avaliados a partir da realização de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, previstas para serem aplicadas no dia 26 de maio de 2024 em todas as capitais do Brasil.
Elas serão compostas por 110 questões de múltipla escolha, sendo 40 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.
Além disso, haverá ainda a etapa de prova discursiva, fase com caráter eliminatório e classificatório, previstas para serem aplicadas junto com as provas objetivas.
Critérios para o desempate
Em caso de empate na classificação final entre dois ou mais profissionais, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:
- Tiver a idade igual ou superior a 60 anos;
- Conseguir a maior pontuação em Conhecimentos Específicos;
- Tiver a maior pontuação na Prova Discursiva;
- Tiver exercido a função de jurado;
- Tiver a maior idade.
Concurso CVM: veja como realizar sua inscrição
Os interessados em participar do concurso CVM devem realizar suas inscrições, exclusivamente via internet, no período de 30 de janeiro às 16h do dia 6 de março de 2024.
A solicitação deverá ser realizada no site da banca organizadora Fundação Getúlio Vargas (FGV) e preencher o formulário de inscrição para a vaga de interesse. O valor cobrado como taxa de inscrição é de R$ 145,00.
Edital e outras informações
Para saber mais detalhes sobre a realização do concurso CVM, como o conteúdo que será abordado nas provas objetivas, é importante ler com atenção o edital de abertura. O documento pode ser acessado seguindo o passo a passo:
- Acesse o site da banca organizadora, a FGV;
- Clique em “Edital”;
- Em seguida, o documento será aberto na íntegra.
Dúvidas e reclamações devem ser sanadas com a empresa responsável, a Fundação Getúlio Vargas, no telefone 0800-283-4628.
Sobre a CVM
A Comissão de Valores Mobiliários foi criada no ano de 1976 por meio da Lei 6.385/76. O objetivo principal é o de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.
A CVM é uma entidade vinculada ao Ministério da Fazenda, que possui autoridade administrativa independente e autonomia financeira e orçamentária. Ou seja, a comissão não tem subordinação hierárquica e nem mandato fixo.