Concurso ATI foi autorizado com 300 vagas; edital previsto para 2023

Concurso ATI (Analista em Tecnologia da Informação) está previsto para ter edital divulgado ainda neste ano.

Recentemente, o governo federal divulgou uma portaria autorizativa, que prevê a abertura de 4,4 mil vagas em diferentes editais pelo país até o final do ano. Dentre as oportunidades, o concurso ATI (Analista em Tecnologia da Informação) deve abrir 300 vagas para profissionais de nível superior.

continua depois da publicidade

A partir de então, a expectativa está pela formação de uma comissão organizadora da seleção, escolha da banca organizadora e a publicação do edital de abertura, que deve ser divulgado até o dia 16 de dezembro.

Além do concurso ATI, editais como do Incra, CNPq, Dnit, INEP, FUNAI, Ministério da Saúde, Fiocruz, MME e MAPA.

Concurso ATI pode ter edital publicado em breve

Leia também

Um novo concurso público para preencher vagas de Analista em Tecnologia da Informação (ATI) será realizado em 2023. A informação havia sido divulgada anteriormente pela ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, durante coletiva de imprensa. No dia 16 de junho, a portaria autorizativa foi publicada.

continua depois da publicidade

O cargo deverá ser lotado junto ao poder executivo, na Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. De acordo com o último certame, para concorrer ao cargo de Analista em Tecnologia da Informação, era preciso ter diploma de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Concurso ATI: como foi a última seleção?

O último edital para o cargo de Analista em Tecnologia da Informação foi realizado no ano de 2015, sob administração executada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), que visava o preenchimento de 300 vagas imediatas. Na época, foram inscritos quase 8 mil candidatos, mas apenas 228 pessoas foram aprovadas.

continua depois da publicidade

As oportunidades estavam incluídas no concurso do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), junto à Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

A remuneração total era de R$ 4.514,22, podendo receber Gratificação Temporária do Sistema de Administração de Recursos de Informação e Informática – GSISP de nível superior no valor de R$ 3.704,00 para trabalhar em jornadas de 40 horas semanais.

Na época, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas (texto dissertativo) e de títulos. As provas objetivas foram compostas por 120 questões, distribuídas entre as seguintes disciplinas:

continua depois da publicidade
  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Administração Pública;
  • Atualidades;
  • Noções de Língua Inglesa;
  • Conhecimentos Específicos.

Concurso ATI: atividades inerentes ao cargo

Conforme o último edital do concurso para Analista de Tecnologia da Informação, dentre as atividades a serem desenvolvidas pelos profissionais, estavam:

  • Planejar, supervisionar, coordenar e controlar os recursos de tecnologia da informação correspondentes ao funcionamento da Administração Pública Federal, além de executar análises para o desenvolvimento, implantação e suporte;
  • Especificação e apoio para a formulação e acompanhamento junto às políticas de planejamento dos recursos de tecnologia da informação;
  • Especificar, supervisionar e acompanhar as atividades de desenvolvimento, manutenção, integração e monitoramento do desempenho dos aplicativos de tecnologia da informação;
  • Comandar a divulgação, integração e controle de qualidade das informações e dados;
  • Desenvolvimento, implementação, supervisionamento e execução de atividades relacionadas com os processos de conectividade, configuração, segurança e adequações da infraestrutura da informática ligadas à Administração Pública Federal.
  • Organização, manutenção e auditoria do armazenamento, administração, divulgação e acesso às bases de dados da informática de governo federal.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade