Concurso Aeronáutica: 25 vagas para CFOAV, CFOINT e CFOINF 2024

Concurso Aeronáutica: abertas as vagas para admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria (CFOAV, CFOINT e CFOINF).

Foi divulgada a portaria DIRENS nº 354/DCR/2023, que traz o edital completo do novo concurso Aeronáutica, para a reposição de 25 vagas. Dessa vez, a proposta é selecionar candidatos para o chamado Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), Intendentes (CFOINT) e de Infantaria (CFOINF) do ano de 2024.

continua depois da publicidade

O regulamento informa que este "Exame é destinado a cidadãos brasileiros natos, voluntários, que atendam às condições e às normas estabelecidas". Os Cursos de Formação serão realizados na AFA, que fica sediada na cidade de Pirassununga, estado de São Paulo, tendo uma duração total de quatro anos.

Concurso Aeronáutica: quais as vagas disponíveis?

Leia também

Para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV 2024), a oferta é de cinco vagas, no total, uma delas reservada a candidato negro e as demais são de ampla concorrência. Essas oportunidades são para ambos os sexos.

Para o Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT 2024), são dez vagas, duas delas reservadas a candidatos negros. Também são vagas para ambos os sexos.

continua depois da publicidade

Por último, para o Curso de Formação de Oficiais de Infantaria (CFOINF 2024) também há dez vagas, duas reservadas para negros. Nesse caso, todas elas são para o público do sexo masculino.

Inscrições e requisitos para o concurso Aeronáutica

Quem se interessar por participar da concorrência deve pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 90,00. Processe sua inscrição por meio do site de ingresso da FAB, dentro do período entre 10h do dia 10 até 9h do dia 27 de março de 2023.

continua depois da publicidade

São requisitos básicos para participação do concurso:

  • Ser voluntário e, se menor de 18 anos, precisa estar autorizado por seu responsável legal para realizar todas as etapas;
  • Ter ensino médio completo;
  • Não possuir menos de 17 anos e nem completar 23 anos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula no respectivo curso;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Não responder a processos criminais, entre outros.

Etapas do concurso Aeronáutica

A validade do concurso Aeronáutica é de dez dias corridos, contados a partir da data posterior ao início do Curso de Formação. Serão etapas do certame:

  • Provas escritas, previstas para 18 de junho de 2023;
  • Inspeção de saúde - INSPSAU;
  • Exame de aptidão psicológica - EAP;
  • Teste de avaliação de condicionamento físico (TACF);
  • Procedimento de heteroidentificação complementar (PHC);
  • Validação documental.

Se você tiver alguma dúvida não resolvida pelo edital, contate a instituição pelo e-mail epcar.processoseletivo@gmail.com ou pelos telefones de um dos Serviços de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica (SEREP), citados no edital.

continua depois da publicidade

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade