BC libera saque de ‘dinheiro esquecido’ de falecidos; veja o que fazer

Banco Central anunciou que o saque do dinheiro esquecido de falecidos já poderá ser feito. Site do Valores a Receber permite consulta gratuita.

De acordo com o Banco Central, o dinheiro esquecido por pessoas falecidas chegam a R$ 1,1 bilhões e os herdeiros podem reaver os valores. Desde a última terça-feira, 7 de março, os saques estão disponíveis a quem tem direito. O Sistema Valores a Receber permite consultar e solicitar o resgate de dinheiro esquecido em instituições financeiras.

continua depois da publicidade

Em 2022, a greve dos servidores do sistema bancário acabou atrapalhando o cronograma de melhorias do Sistema de Valores a Receber (SVR). Este ano, o SVR tem mudanças significativas, como impressão em tela, sala de espera virtual e consulta de valores de pessoas falecidas.

Essa opção está disponível para quem é herdeiro, inventariante, testamentário ou representante legal da pessoa falecida. Para ter acesso às informações, será necessário concordar com um termo em que “legitimamente autorizada a acessar os dados da pessoa falecida”.

BC libera saque de ‘dinheiro esquecido’ de falecidos

Leia também

O Banco Central já liberou o resgate do dinheiro esquecido por cidadãos brasileiros em instituições financeiras. Para fazer a consulta, basta acessar o site do Sistema de Valores a Receber e escolher a maneira como vai sacar o dinheiro.

continua depois da publicidade

De acordo com o BC, no total R$ 6 bilhões poderão ser sacados por 38 milhões de pessoas físicas, mesmo que tenham reclamado recursos na primeira fase, realizado entre os meses de março e abril de 2022.

Uma das novidades do saque do dinheiro esquecido em bancos em 2023 é que existe a possibilidade de reaver valores deixados por pessoas falecidas em instituições financeiras. Assim, se após a consulta confirmar que existe o dinheiro esquecido, será preciso apresentar o atestado de óbito da pessoa e comprovar ser um beneficiário ou representante legal.

continua depois da publicidade

Para evitar golpes e fraudes, o Banco Central disponibiliza um único site para realizar a consulta dos valores disponíveis e saber como solicitar a devolução do montante para pessoas físicas ou jurídicas. Além disso, as informações são divulgadas oficialmente apenas no site do Banco Central e redes oficiais da instituição, e não por meio de aplicativos de mensagens ou SMS.

Dinheiro esquecido em bancos: como sacar?

Para sacar os valores esquecidos, é preciso ter uma conta “gov.br” e passar por uma espécie de agendamento, pois o valor não fica instantaneamente disponível e há uma fila virtual.

Em razão da quantidade de acessos simultâneos e a possibilidade de sobrecarga do sistema, o Banco Central informa quantos usuários estão na sua frente, conforme a ordem de chegada, e a estimativa de tempo de espera.

continua depois da publicidade

Caso haja quantias a receber, o valor será repassado no prazo máximo de 12 dias úteis na conta indicada pelo titular, que poderá optar pelo Pix. O Banco Central recomenda não deixar para criar a conta “gov.br”, ou ajustar o nível de segurança, no mesmo dia de agendamento do resgate.

Fila para sacar dinheiro esquecido tem horas de espera

O primeiro dia de saque dos valores esquecidos em bancos exigiu paciência dos beneficiários. De acordo com o Banco Central, a fila chegou a ter uma espera de duas horas.

Nas primeiras horas de funcionamento do sistema, muitos usuários foram informados de que o site estava sobrecarregado e o correntista deveria voltar mais tarde. Aqueles que conseguiam o acesso, enfrentavam uma fila com cerca de 300 mil pessoas.

De acordo com o Banco Central, após o congestionamento identificado nos primeiros momentos do dia 7 de março, o sistema já está operando em normalidade, com tempo de espera em média de três minutos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade