O concurso Receita Federal é um dos mais aguardados por milhares de candidatos que sonham em começar uma sólida carreira pública e desfrutar de altos salários, mordomias, além de uma aposentadoria tranquila no futuro. Por isso, vamos te dar nove dicas de ouro sobre como se preparar para as provas e aumentar suas chances de ser aprovado. Fique conosco até o final da leitura.
Dicas de estudo para a prova do concurso Receita Federal
1) Tenha um plano de estudos
Para encarar o desafio do concurso Receita Federal, o candidato precisa estabelecer um cronograma de estudos que inclua todas as matérias exigidas pelo edital. Dessa forma, o seu aprendizado fica mais efetivo. Um plano de estudos que é seguido à risca pelo concurseiro é uma poderosa arma para deixar a sua aprovação mais perto.
2) Se for possível, invista em um curso preparatório
Tenha em mente que o concurso Receita Federal é a nível nacional e bastante disputado. Por isso, se o seu bolso permitir, invista em um cursinho preparatório de referência.
As aulas ministradas por professores experientes podem ser de grande valia para sanar eventuais dúvidas e aprimorar o seu aprendizado ainda mais. Lembre-se de que é muito conteúdo que precisa ser memorizado, por isso, as aulas podem ser úteis.
3) Estabeleça um horário de estudos
Mas não adianta somente frequentar as aulas do cursinho preparatório e não estipular um horário para estudar em casa. O concurseiro precisa se aprofundar nos conteúdos ainda mais.
Por isso, para ser aprovado no concurso Receita Federal é necessário ter um horário fixo para estudar. Por mais que você tenha domínio das matérias, estudar algumas horas, todos os dias, é fundamental. Acredite.
4) Fique de olho no edital
O edital costuma ser negligenciado por milhares de concurseiros. A questão é que esse documento traz informações importantíssimas sobre as particularidades do certame, bem como a indicação da bibliografia que deve ser usada para estudar.
Mas não precisa esperar a publicação do edital para somente depois pegar firme nos estudos. Assim que ele for publicado, não deixe de lê-lo, combinado?
5) Treine bastante
Se você acredita que é possível passar no concurso Receita Federal só ficando na teoria, está completamente equivocado. Não existe fórmula mágica para ser aprovado em qualquer certame que não seja treinar bastante o conteúdo aprendido.
E não existe maneira melhor para testar os seus conhecimentos do que fazer pilhas de exercícios. Detalhe: todos os dias, viu?
6) Simulados e provas dos concursos anteriores podem ajudar
Essa tática também pode auxiliar bastante o concurseiro, já que ele vai ter uma boa noção do nível de dificuldade das questões. Sendo assim, faça os exercícios dos simulados do cursinho e das provas de concursos anteriores da Receita Federal.
Assim é possível saber como andam os seus conhecimentos, bem como os assuntos que precisam ser aprimorados um pouco mais.
7) Escolha uma técnica de estudos
Para o candidato aprender de verdade para passar nas provas do concurso Receita Federal, ele precisa investir em uma técnica de estudos. Essa estratégia vai aprimorar o seu aprendizado e fazer o seu cérebro memorizar o conteúdo que precisa com mais eficiência.
Não importa o método escolhido, desde que você tenha se adaptado a ele, está valendo. O que não pode é estudar usando uma técnica diferente a cada dia. Sua mente vai pirar.
8) Revisão: a sua grande aliada
A revisão de conteúdo é fundamental para aumentar as chances de ser aprovado em qualquer concurso público. Revisar o que foi aprendido evita que o candidato seja acometido pela curva do esquecimento e faz a mente reter as informações com mais eficiência.
O concurseiro que não tira um tempinho para revisar o que acabou de aprender, certamente não vai se lembrar de muita coisa na hora das provas. Vale lembrar que a revisão precisa ser diária, fechado?
9) Descanse a mente
Para conseguir ser aprovado no concurso Receita Federal, não adianta estudar 12 horas por dia, inclusive nos finais de semana, e não descansar a mente. O seu cérebro precisa de um tempo de descanso para conseguir gravar o que aprendeu.
Por isso, reserve um ou dois dias na semana para relaxar. Estudar ininterruptamente sem dar um descanso para o cérebro pode ser extremamente prejudicial para a sua saúde mental.
Agora que você conheceu as dicas sobre como se preparar para as provas do concurso Receita Federal, é hora de colocá-las em prática e deixar a sua aprovação mais perto do que se imagina. Boa sorte.