Na última quinta-feira (15), foi publicado o edital do concurso INSS, para preenchimento de vagas no Instituto Nacional do Seguro Social. Este é um dos certames mais esperados por todos os concurseiros no país, com mil vagas para profissionais de nível médio.
No entanto, foi publicada uma retificação sobre a distribuição de vagas por estado, disponível na íntegra pelo site do Governo Federal. Com a divulgação no Diário Oficial da União, o texto altera alguns artigos do edital referentes ao número de vagas por região, quais são as cidades de realização das provas e mais detalhes.
Confira as informações a seguir:
O que se sabe sobre o concurso INSS?
Com realização do Cebraspe, o concurso INSS tem uma taxa de inscrição de R$ 85 para o preenchimento de mil vagas imediatas, além do cadastro reserva. Neste sentido, o instituto estabeleceu como limite máximo para efetivação o total de 3.373 vagas para o exame deste ano.
Segundo informações do edital, os candidatos terão até o dia 3 de outubro de 2022 para se inscrever. Para realizar a inscrição, basta acessar o site do Cebraspe e preencher o formulário, informando os dados pessoais e realizando o pagamento da taxa de inscrição na modalidade de preferência.
A carreira de Técnico do Seguro Social oferta o salário de R$ 5.905,79, sendo composto pelo vencimento básico, gratificação de atividade, gratificação de desempenho da atividade do seguro social e auxílio-alimentação.
O processo seletivo é composto por duas etapas, sendo a prova objetiva e o curso de formação, mas ambas são consideradas eliminatórias. O calendário prevê a realização das provas objetivas no dia 27 de novembro deste ano, em cidades que possuem gerências regionais do INSS.
Em relação à prova objetiva, o candidato terá que responder 120 questões de certo ou errado, mas terão apenas dois meses para se preparar em relação ao conteúdo programático.
No geral, o INSS cobra dos candidatos informações relacionadas às disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional e de Direito Administrativo, Raciocínio Lógico-Matemático e Noções de Informática. Porém, também são cobrados conhecimentos específicos.
Neste caso, os candidatos devem se preparar com temas relacionados aos benefícios previdenciários e também a legislação nacional para a Previdência. Para concorrer, os candidatos devem ter certificados de conclusão do ensino médio ou de curso técnico equivalente.
Porém, o certificado deve ter sido emitido especificamente por uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Outras informações sobre o exame estão disponíveis no site do Cebraspe, e também é possível entrar em contato com a Central de Atendimento da banca organizadora por meio deste link.
Distribuição de vagas por estado no concurso INSS
De acordo com o edital do INSS, a distribuição de vagas por estado ficou assim:
- Acre: 10 vagas;
- Alagoas: 13 vagas;
- Amazonas: 8 vagas;
- Amapá: 10 vagas;
- Bahia: 49 vagas;
- Ceará: 25 vagas;
- Distrito Federal: 7 vagas;
- Espírito Santo: 11 vagas;
- Goiás: 15 vagas;
- Maranhão: 24 vagas;
- Mato Grosso: 20 vagas;
- Mato Grosso do Sul: 15 vagas;
- Minas Gerais: 119 vagas;
- Pará: 45 vagas;
- Paraíba: 13 vagas;
- Paraná: 37 vagas;
- Pernambuco: 31 vagas;
- Piauí: 9 vagas;
- Rio de Janeiro: 191 vagas;
- Rio Grande do Norte: 16 vagas;
- Rio Grande do Sul: 49 vagas;
- Rondônia: 20 vagas;
- Roraima: 13 vagas;
- Santa Catarina: 24 vagas;
- São Paulo: 147 vagas;
- Sergipe: 6 vagas;
- Tocantins: 14 vagas.