A vida do concurseiro não é fácil. Afinal, o objetivo de passar nas provas do certame e conquistar o sonho de começar uma carreira pública de sucesso pairam em sua mente. Para te ajudar a ser um dos aprovados, vamos te mostrar como o estudo intercalado é de grande valia e pode deixar a sua aprovação mais perto do que se imagina.
Mas o que é o estudo intercalado?
Nada mais é do que uma eficiente técnica que tem o objetivo de distribuir as disciplinas que precisam ser estudadas e que fazem parte do seu cronograma de estudos, de uma maneira eficaz. Em outras palavras, conteúdos de diferentes áreas precisam ser agrupados dentro do mesmo ciclo de estudos.
Dessa forma, o concurseiro consegue manter o seu foco nos assuntos por mais tempo, pois essa prática é muito mais dinâmica. Com o estudo intercalado é possível estudar um maior número de disciplinas diferentes em um único dia, sem sobrecarregar a mente. Conheça os motivos pelos quais você deve se tornar o mais novo adepto dele:
1) Maior produtividade
Sem dúvidas, essa é a principal vantagem do estudo intercalado. Quando o concurseiro estuda disciplinas diferentes em um mesmo ciclo, a sua produtividade consegue ser bem maior, já que o seu cérebro vai estar em contato constante com assuntos diferentes. E isso aprimora a concentração e, por consequência, a produtividade.
2) Fixação do conteúdo com mais eficiência
Estudar matérias diferentes no mesmo dia (ciclo de estudos) também permite que o concurseiro consiga memorizar as informações com uma maior eficiência.
Quando se estuda assuntos diferentes em intervalos de tempo mais curtos, o cérebro precisa se adaptar a quantidade de novidades que precisam ser assimiladas. Sendo assim, o estudante estimula e exercita ainda mais a sua memória.
3) O seu tempo mais otimizado
Por meio do estudo intercalado, o concurseiro também consegue manter uma melhor organização do tempo de estudo destinado para cada disciplina, o que otimiza (e muito) a qualidade do aprendizado.
Suponha que você estude oito horas por dia. É possível reservar duas horas para estudar quatro matérias diferentes, desde que seja feito um cronograma de estudos coerente e realista.
4) Maior assimilação das informações
Outra vantagem de fazer o revezamento das disciplinas estudadas é que essa prática faz com que o concurseiro consiga estudar por mais tempo sem cansar a sua mente.
Isso garante uma boa assimilação das informações que precisam ser aprendidas. Mas lembre-se de estudar matérias que sejam de áreas distintas. Por exemplo, duas disciplinas da área de Exatas se intercalando com duas da área de Humanas.
5) Evita acumular matérias
O estudo intercalado é uma técnica que não deixa acumular matérias por causa da eficiência do ciclo de estudos que foi elaborado.
Essa é uma excelente alternativa para que o concurseiro não seja acometido pela ânsia de estudar na última hora (por falta de planejamento) ou na véspera das provas do certame, o que mais atrapalha do que ajuda.
6) Ciclos de revisões periódicas
Outra vantagem do estudo intercalado é que essa metodologia permite que sejam feitos ciclos de revisões periódicas. Essa prática evita que determinados conteúdos estudados caiam no esquecimento ou no abandono.
As matérias que o concurseiro concluiu em seu ciclo de estudos não devem ser esquecidas. A dica aqui é: assim que estudar cerca de 30% de todo o conteúdo, uma boa revisão deverá ser feita.
Como definir o seu cronograma para o estudo intercalado?
Fique de olho nas dicas abaixo sobre como definir um cronograma eficiente para o estudo intercalado:
- Faça uma lista das matérias que precisa estudar para as provas do concurso;
- Defina qual será o seu tempo livre (em dias) para estudar os conteúdos cobrados pelo edital;
- Agora defina quantas horas você pretende estudar por dia, sem ficar mentalmente exausto. Lembre-se de ser realista quanto a esse ponto;
- Dentro do período estipulado, organize como será o seu ciclo de estudos, ou seja, o número de blocos de disciplinas;
- Procure mesclar, ao máximo, as matérias. Por exemplo, Língua Portuguesa e Filosofia (Ciências Humanas) e Matemática e Física (Ciências Exatas), fazendo parte do mesmo bloco.
- Alterne o seu aprendizado, ou seja, intercale uma matéria de Exatas com uma de Humanas, para não ficar cansativo para a sua mente.
Agora que você está por dentro das vantagens do estudo intercalado e sabe como ele pode deixar a sua aprovação no concurso mais perto, que tal se tornar um adepto dessa prática hoje mesmo?