Comer pão realmente engorda? Veja mitos e verdades sobre o assunto

O mito de que pão realmente engorda é um dos mais antigos do mundo da alimentação. Veja o que uma profissional da área tem a dizer.

O pão é um dos alimentos mais populares nas mesas brasileiras e do mundo inteiro. Apesar de ser unanimidade, certamente você já deve ter se perguntado: comer pão realmente engorda?

Leia também

Apesar da iguaria fazer parte de diversas refeições e ser considerado um vilão da alimentação saudável ou do processo de emagrecimento, não se render a uma fatia pode ser difícil.

Nas dietas, uma das primeiras coisas definidas por muitos é tentar parar de comer pão. A atitude, porém, pode não ser tão necessária quanto alguns pensam.

Comer pão realmente engorda?

Para desvendar os mistérios deste alimento, entrevistamos a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz, formada em nutrição pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, Hortência é residente em Terapia Intensiva pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG), e já atuou em consultório.

De acordo com a nutricionista, não. Comer pão não engorda. O alimento não é o culpado pelo excesso de peso: “o que vai fazer você ganhar peso é o excesso de calorias que você consome ao longo do dia por dias seguidos”.

Por outro lado, a tentativa de cortar o pão branco das refeições possui suas qualidades. Afinal, comparado ao integral, ele certamente possui mais malefícios. Luz complementa: “O pão integral é, sem dúvidas, considerado a escolha mais saudável, porém, fique atento à leitura de rótulos”.

Neste sentido, a nutricionista comenta sobre a diferença entre os rótulos dos alimentos. Para que um pão seja considerado integral, é essencial que o primeiro ingrediente seja a farinha de trigo integral.

A quantidade de açúcar presente também deve ser verificada. “Muitas vezes o açúcar acaba sendo adicionado em excesso pelas indústrias, sendo assim camuflado no rótulo”.

Ainda sobre o açúcar, outro grande mito sobre o alimento é enfim desvendado: não, comer pão também não é ruim para o açúcar no sangue. “O pão é um carboidrato e, como todo carboidrato quando comido sozinho, pode alterar os níveis de açúcar no sangue causando uma elevação no açúcar do sangue”.

Deste modo, uma forma de evitar o aumento repentino e preocupante é evitar o pão branco de forma. Seu consumo deve sempre ser feito junto de uma fonte de proteína e lipídio, de preferência por meio dos pães integrais.

Exageros na alimentação

Hortência também reflete sobre os exageros na alimentação, outro grande perigo da busca por refeições mais saudáveis e por um novo estilo de vida. Para ela, o segredo da alimentação adequada e de uma vida mais saudável é o equilíbrio.

“Você já deve ter escutado por aí que “tudo em excesso faz mal”. Na alimentação, os exageros podem gerar impactos negativos na saúde das pessoas”.

A nutricionista exemplifica: o consumo de sal acima de 5 gramas por dia, por exemplo, pode significar um risco ainda maior no desenvolvimento de doenças cardiovasculares e hipertensão. Desta forma, comer de forma exagerada pode implicar em muitos outros problemas além de estar acima do peso.

“Hoje em dia é comprovado cientificamente que o excesso de peso e obesidade estão relacionados diretamente com o desenvolvimento de inúmeras doenças como esteatose hepática, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outros”, explica Luz.

Seja como for, aqueles que tinham dúvidas a respeito do assunto já podem ficar despreocupados. A ideia de que pão engorda é apenas um mito. O consumo regrado do alimento, assim como de qualquer outro, não será responsável pelo aumento do peso. Exageros, porém, jamais devem ser perpetuados, para que a saúde permaneça protegida.

Lembrando que o nosso texto tem caráter meramente informativo. Para informações adaptadas à sua realidade, não se esqueça de marcar uma consulta com nutricionista de sua confiança.

Leia também

você pode gostar também

IPVA 2023: veja 29 carros que terão isenção do imposto

Milhões de condutores brasileiros poderão ser beneficiados com a isenção de IPVA para veículos. Confira quais são os modelos.

Para que serve o furo que fica ao lado da câmera do iPhone?

Há um pequeno buraco entre a câmera e o flash na parte traseira de alguns iPhones. Em outros modelos, pode estar em lugar diferente. Veja para que serve esse furo.

Confira 7 profissões perfeitas para quem gosta de ler e escrever

Tem uma enorme afinidade com a área de Humanas e sempre sonhou em trabalhar nela? Então, conheça sete profissões para quem gosta de ler e escrever.

Descubra para que realmente serve o furo que fica no cadeado

O furo no cadeado é um mistério para muita gente que desconhece as duas utilidades desse mecanismo e como ele auxilia o funcionamento do cadeado.

7 grandes filmes da Netflix que vão te deixar mais esperançoso

Está precisando de um pouco mais de inspiração nos estudos, concurseiro? Conheça sete grandes filmes da Netflix que podem te deixar mais otimista em relação ao futuro.

Vacina BCG: descubra para que serve e por que ela deixa marca no braço

A vacina BCG é uma das vacinas mais importantes do esquema vacinal. Entenda para que ela serve e por que deixa uma marca no braço.