CNH 2023: veja quais serão as regras para tirar ou renovar o documento

As regras para a tirar ou renovar o documento da CNH em 2023 foram atualizadas pela nova versão do documento. Os condutores também devem ficar atentos aos critérios de cada categoria.

Em 2023, o novo modelo da CNH seguirá sendo válida no país, pois está em circulação desde junho deste ano. Neste sentido, a atualização do documento também afetou as regras para tirar ou renovar o documento, principalmente pela mudança no período de validade da habilitação.

No geral, as alterações na CNH incluem uma tabela com a imagem de veículos e a designação da categoria que o condutor pode dirigir. Além disso, a habilitação conta com tradução em inglês e em espanhol, a fim de aproximar o modelo dos padrões internacionais.

Sendo assim, estima-se que a nova CNH pode ser utilizada como documento de identificação dos condutores em outros países. Além disso, a presença do código Zona Legível por Máquina, ou MRZ, permite que os cidadãos embarquem em terminais de autoatendimento nos aeroportos do país.

Apesar disso, a nova CNH não substitui o passaporte ou outros documentos de identificação civil. Sendo assim, a Permissão Internacional para Dirigir continuará sendo emitida para que os brasileiros dirijam em outras nações. Saiba mais sobre as regras para tirar ou renovar o documento a seguir:

Quais serão as regras para tirar ou renovar o documento?

Os condutores que desejam tirar o documento da CNH precisam passar pelo processo de formação juntamente das autoescolas. Sendo assim, devem abrir o processo nos órgãos estaduais de trânsito e realizar todo o procedimento, desde os exames médicos até as aulas e provas de capacitação.

Para tirar o documento, deve-se  ficar atento às taxas do Departamento Estadual de Trânsito, e também de cada autoescola. Neste sentido, alguns estados podem chegar a cobrar até R$ 3 mil dos condutores em formação, pois o valor varia de acordo com os encargos.

A partir da aprovação e conclusão dessa formação, a nova CNH será emitida com a letra P. Em resumo, é uma forma de designar que o documento é provisório, pois consiste em uma Permissão para Dirigir.

Somente após o prazo de um ano portando essa permissão, e sem cometer infrações, pode-se acessar a versão definitiva. Neste caso, a habilitação é atualizada com a letra D, que determina a validade para as autoridades responsáveis.

Os documentos também constam com as restrições médicas, como a necessidade de usar óculos para conduzir e problemas de saúde. Ademais, os motoristas profissionais também possuem uma indicação específica, pois a legislação para esse público varia em alguns casos.

Apesar das mudanças, a nova CNH continua contendo o QRCode, disponível desde 2017. Com esse código, é possível sincronizar o documento no aplicativo da CNH Digital, disponível para Android e iOS.

No caso da renovação, é necessário realizar o agendamento diretamente com o departamento de trânsito do seu estado. Além de apresentar os documentos necessários, deve-se realizar exames de aptidão física e mental em alguns casos e pagar a taxa da renovação.

Qual é a validade da nova CNH?

As novas regras estabelecidas pela mudança no Código de Trânsito Brasileiro em abril de 2021 afetou também a validade da nova CNH. Neste sentido, a Permissão para Dirigir continua com validade máxima de um ano. Porém, a habilitação definitiva segue a ordem:

  • Condutores até 49 anos: CNH válida durante 10 anos;
  • Condutores com 50 a 69 anos: CNH válida durante 5 anos;
  • Condutores com 70 anos ou mais: CNH válida durante 3 anos;

Sobretudo, a validade menor para motoristas mais velhos pretende avaliar se esses cidadãos estão aptos a dirigir. Por isso, devem passar por exames mais recorrentes até que tenham a habilitação suspensa por conta das limitações de saúde ou idade.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.