O Caixa Tem é o aplicativo da Caixa Econômica Federal para operações bancárias, como uma carteira digital disponível aos seus clientes e usuários. Desenvolvido para facilitar o acesso dos brasileiros aos serviços da instituição financeira, é possível realizar transações bancárias, compras pela internet e até mesmo pagamentos na maquininha através da plataforma.
Disponível para Android e iOS, o aplicativo é compatível com todos os dispositivos móveis. Além disso, conta com uma versão acessível para Pessoas com Deficiência (PcDs). Associado à conta poupança social digital da Caixa Econômica, o cadastro é realizado gratuitamente.
Como realizar o cadastro no Caixa Tem?
O cadastro e acesso é realizado através do número do CPF, e também de uma senha numérica criada a partir do primeiro acesso ao aplicativo. Além disso, a inscrição demanda um processo de validação dos dados através do celular e do e-mail para autenticação das informações e garantia da segurança do usuário.
Para se inscrever, siga os passos:
- Baixe o aplicativo Caixa Tem em seu celular, acessando a loja de aplicativos disponível no seu aparelho;
- Acesse o aplicativo clicando em “entrar” e depois em “cadastre-se”;
- Informe seus dados pessoais nos campos, indicando o nome completo, CPF, endereço de e-mail e telefone celular;
- Escolha sua senha numérica para acesso ao aplicativo, utilizando de seis dígitos fortes que não correspondam a sua data de aniversário ou ao número do CPF;
- Realize a autenticação por e-mail clicando no link em sua caixa de entrada, mas também confira no spam ou no lixo eletrônico caso não o encontre;
- Selecione “liberar acesso” no link e retorne ao menu do aplicativo;
- No chat automático, clique na opção para realizar seu primeiro acesso;
- Valide a sua inscrição informando o código enviado através do SMS para o seu aparelho;
- Dê um nome para o celular cadastrado na sua conta;
- Confirme as informações e acesse as funcionalidades do aplicativo.
Como desbloquear o aplicativo?
Em alguns casos, os usuários tentam acessar o Caixa Tem e recebem a mensagem de que o aplicativo está bloqueado. No geral, alguns bloqueios acontecem por medida de segurança, em especial nos casos de suspeita de fraude.
Portanto, a própria Caixa Econômica Federal bloqueia o aplicativo de forma preventiva, enquanto analisa o caso e entra em contato com o usuário. Porém, pode-se desbloquear o aplicativo seguindo os passos:
- Acesse a conta com o CPF e senha numérica;
- Na tela inicial, selecione a opção “Liberar Acesso”;
- Aguarde o carregamento do chat de respostas automáticas;
- O aplicativo irá enviar um link para abrir uma conversa no WhatsApp;
- No chat do WhatsApp, siga as orientações para enviar os documentos pessoais e comprovar sua identidade, permitindo o desbloqueio do aplicativo.
Segundo a Caixa, o desbloqueio do aplicativo acontece entre 24h e 48h após o envio de todas as informações. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento no site da instituição.