CadÚnico: saiba como consultar o seu cadastro pelo novo aplicativo

O registro atualizado no Cadastro Único permite que o cidadão possa ser selecionado para benefícios sociais do governo federal.

Com mais de 80 milhões de brasileiros cadastrados no registro de dados do Governo Federal para receber benefícios de programas sociais, o aplicativo Cadastro Único permite que o beneficiário gerencie seus dados na palma da mão.

Através do celular, além de fazer o pré-cadastro, o usuário pode consultar os benefícios sociais, encontrar pontos de atendimento e muito mais. O aplicativo Cadastro Único funciona como o mesmo banco de dados, mas online, favorecendo o tráfego de informações integradas com outros entes, instituições e órgãos.

A ferramenta digital já estava sendo desenvolvida há algum tempo, mas seu lançamento aconteceu no dia 30 de março deste ano, com uma nova versão que promete um contato mais direto com o cidadão.

Assim como no meio físico, o banco de dados online irá servir para definir quem é elegível para mais de 28 benefícios, como Auxílio Brasil, Casa Verde e Amarela, Auxílio Gás, entre outros.

Por meio desse aplicativo, será possível encontrar os serviços de cadastramento, mapa para encontrar as unidades de atendimento, extrato de benefícios, assistente virtual e muito mais.

Como consultar o CadÚnico pelo novo aplicativo?

Uma das novidades do aplicativo é o autocadastramento, possibilitando que o usuário, que ainda não possui os dados no CadÚnico, realize o pré-cadastro através do aplicativo. Confira o passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo, disponível nas versões Android e iOS, de forma gratuita;
  2. Acesse o menu principal e clique em “Pré-cadastro”;
  3. Depois, preencha as informações com seu CPF e senha cadastrada no portal gov.br. Caso não possua, deverá fazer cadastro;
  4. Ao fazer o login, autorize o uso de dados do aplicativo;
  5. Em seguida, leis os Termos de uso e selecione a opção “Li e concordo”;
  6. Confirme se é o responsável familiar e clique em “Ir para o pré-cadastro”;
  7. Preencha os campos com os dados indicados;
  8. Por fim, o aplicativo vai orientar sobre os próximos passos para consolidar o cadastro.

Para quem já possui o cadastro ativo, basta informar os dados de login e acessar os benefícios que deseja consultar.

Para entender melhor, confira abaixo os vídeos informativos divulgados no canal do YouTube do Ministério da Cidadania, ou acesse o portal do Governo Federal.

YouTube video

YouTube video

O que é Cadastro Único?

O CadÚnico é a sigla definida para o programa da Secretaria Nacional de Cadastro Único (SECAD) e consiste em um banco de dados que permite ao Governo Federal identificar possíveis beneficiários de programas sociais.

Esses dados são compartilhados com outras instituições da União, dos estados e municípios, permitindo uma gestão compartilhada que facilita o enquadramento dos cidadãos nos benefícios, além de outras ações integradas.

Leia também


você pode gostar também

Pagam bem: 5 profissões para quem não quer trabalhar com atendimento

Se você é uma pessoa introvertida e não gosta de lidar com público, conheça cinco profissões para quem não quer trabalhar com atendimento.

5 filmes da Netflix para se inspirar e ter motivação nos estudos

Se você anda meio sem inspiração para continuar estudando para as provas do concurso, conheça cinco filmes da Netflix que podem te motivar.

Concurso INSS: o que levar em conta na hora de estudar leis? Veja 5 dicas

Vai prestar o concurso INSS e precisa ser aprovado? Conheça cinco dicas incríveis sobre como estudar leis.

Conheça 7 tipos de aprendizagem e suas vantagens durante os estudos

Está começando a estudar para um concurso público? Conheça os sete tipos de aprendizagem e as vantagens de cada um deles.

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.