App CadÚnico: nova versão ganha opção de autocadastramento

Governo federal anunciou mudanças no aplicativo do CadÚnico. A principal mudança é poder fazer o registro de forma online.

O governo federal anunciou que a nova versão do aplicativo do CadÚnico já está disponível nas lojas virtuais (para sistemas Android e iOS), com download gratuito. Entre as novidades está a opção de autocadastramento, sem a necessidade de se registrar de forma presencial.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o CadÚnico está atrelado a maioria dos programas sociais do governo federal. O Auxílio Brasil, Casa Verde e Amarela, Auxílio Gás, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros, exigem a inscrição na plataforma.

App CadÚnico: opção de autocadastramento

Segundo o Ministério da Cidadania, a atualização conta com ferramentas como mapa georreferenciado, indicando quais unidades físicas do CadÚnico estão mais próximas do usuário, modificações na interface do app, notificações e extrato dos benefícios.

Leia também

Entretanto, a principal mudança é a opção de autocadastramento. Agora, os interessados em se registrar no CadÚnico poderão fazer a inscrição online, sem a necessidade de ir até uma unidade de atendimento.

continua depois da publicidade

Segundo o governo, a opção virtual evita que filas ocorram nos locais presenciais e simplifica a entrada de mais pessoas na plataforma. Já são mais de 80 milhões de inscritos no CadÚnico.

Vale ressaltar que o registro presencial continua podendo ser feito da mesma maneira. No caso, é preciso que a pessoa vá até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com o título de eleitor ou CPF em mãos. Também é necessário levar ao menos um documento pessoal dos familiares.

continua depois da publicidade

Além disso, é possível fazer consultas por telefone. Basta ligar para a Central de Atendimento da Caixa, banco atrelado aos repasses dos programas do CadÚnico. O número é 0800 707 2003.

Quem pode se inscrever no CadÚnico

A inscrição no CadÚnico pode ser feita por quem se enquadra em uma das situações abaixo:

  • Famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 606);
  • Famílias com renda total até três salários mínimos por mês (R$ 3.636);
  • Pessoas que fazem parte de famílias com renda superior a três salários mínimos, mas com direito de inscrição previsto em lei.

CadÚnico: vídeo do novo app

O governo já divulgou um vídeo apontando as novidades do novo aplicativo do CadÚnico:

YouTube video

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade