Benefícios Sociais

BPC: Calendário de Junho será antecipado; veja quem recebe

Os pagamentos do BPC serão feitos de uma só vez para determinados grupos de beneficiários em junho. Não será preciso aguardar o escalonamento.

O BPC, Benefício de Prestação Continuada, é pago para idosos com pelo menos 65 anos de idade e pessoas com deficiência que possuem qualquer faixa etária. Em 2024, cada uma das parcelas possui o valor de R$ 1.420, que corresponde ao salário mínimo.

A rodada de junho começará a ser paga no dia 24/6, considerando o escalonamento feito a partir do penúltimo dígito que aparece no documento NB (Número de Benefício). No entanto, o Instituto Nacional de Seguro Social decidiu estabelecer uma antecipação.

A medida contempla apenas alguns grupos específicos de beneficiários, especialmente devido ao contexto de calamidade pública que ocasionou prejuízos a curto e longo prazo para milhares de unidades familiares. Nesse caso, a lógica de pagamentos mudará.

Lembrando que a consulta pode ser feita diretamente pelo site ou aplicativo "Meu INSS". Basta entrar no sistema por meio do login cadastrado no portal GOV.BR e acessar a opção "Extrato de Pagamento". Assim, os usuários conseguem fazer a verificação.

Leia também

Para se tornar elegível neste ano, as famílias devem ter renda per capita que não ultrapasse o valor de meio salário mínimo. Também é recomendado que todos os integrantes do grupo familiar estejam registrados no CadÚnico e com os dados atualizados.

Antecipação é anunciada pelo INSS

Em junho, o INSS decidiu manter a medida de antecipação para os beneficiários do BPC que vivem em cidades do Rio Grande do Sul com decreto de calamidade pública. Os grupos, portanto, recebem a nova parcela no dia 24/6, ou seja, de uma só vez.

Não há necessidade de esperar pelo escalonamento do calendário tradicional. A mesma decisão ocorreu para aposentados e pensionistas da autarquia, desde que eles também estejam morando as cidades afetadas pelas fortes enchentes no estado do RS.

Segurados de benefícios temporários, como auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão, não foram contemplados com a medida de adiantamento, mesmo morando nas regiões impactadas. Eles devem aguardar a data definida no cronograma oficial.

O mesmo vale no contexto de todos os demais inscritos no BPC que vivem fora do RS e estão morando em cidades onde não consta decreto ativo de calamidade pública. Os pagamentos tradicionais ocorrem a partir do último dígito do documento NB.

Dessa maneira, os depósitos serão feitos entre os dias 24/6 e 5/7, conforme informou o INSS. Mais informações podem ser consultadas pela Central de Atendimento da autarquia, que funciona a partir do telefone 135 - de segunda a sábado.

Atendimento humano ocorre das 7h às 22h, mas os serviços automatizados funcionam 24 horas por dia. Existe, agora, uma opção de acesso pelo telefone que permite a verificação automática de valores e dúvidas comuns relacionadas ao seu benefício.

Calendário oficial do BPC de Junho

Os demais grupos de beneficiários que não foram impactados com a antecipação devem esperar pelo escalonamento do calendário tradicional do BPC. Por sua vez, a primeira leva de pagamentos de junho deve começar na segunda-feira, 24/6:

Penúltimo dígito do NBData de pagamento
124 de junho
225 de junho
326 de junho
427 de junho
528 de junho
61º de julho
72 de julho
83 de julho
94 de julho
05 de julho

Calendário BPC